segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PARA LER E GUARDAR

Publico a reflexão que se segue, de Facundo Cabral, por ver nela variados nuances de nossas vidas. Mesmo que estejamos em plena tranqüilidade, neste momento, um vento sudoeste pode nos colher, irremediavelmente. Mas é na crise que surgem os reais valores.
 Estando eu com a mente voltada para a formação de pessoas melhores, de profissionais mais capazes e sincronizados com o evolucionismo histórico, vejo no texto um refúgio para todo aquele que tendo Deus no coração queira se tornar uma pessoa melhor.
Quero dividir esta reflexão com todos os seguidores, e visitantes do Blog. Com os meus Alunos da Polícia Militar, principalmente, do presente, do passado e do futuro, por entender que na Profissão Policial, tudo acontece veloz e inesperadamente; a alegria e a tristeza, o pesar e o contentamento.
O Guerreiro (a) precisa entender que mesmo executando um bom trabalho não será aclamado, mas que muitas pedras serão jogadas contra sua cabeça ao menor deslize.
 Como dizia “O Velho Comandante Onça Cansada”, (respeitosamente), a profissão policial militar é tão forte que tendo sido um dia, jamais deixaremos de ser. Por esse motivo peço que leiam e guardem. Releiam de vez em quando. Enviem para um amigo sempre que sentirem vontade, quem sabe ele esteja precisando...?
A palavra Crize, no Kanji (escrita sinojaponesa), é constituída por dois radicais: o radical sofrimento e o radical oportunidade. Entendendo que Deus é bom e, por tanto, não sentiria prazer no sofrimento do Filho, entendamos que toda a crize contém em si mesma uma preciosa oportunidade, presente de Deus.
Sê vigilante!
“Lembra-te do tumulto, mesmo estando em calma!”(Kotama Okada - Livro de Oração do Yokoshi)

FELIZ ANO NOVO!!!


Deprimido
(Uma reflexão extraordinária escrita por
Facundo Cabral)

Não estás deprimido, estás distraído …
…Distraído em relação à vida que te preenche,
Distraído em relação à vida que te rodeia,
Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.

Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco bilhões e seiscentos milhões no mundo.
Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me… o que é fundamental para viver.

Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.

Não existe a morte... Apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel,
Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.

Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural.
Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.

Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te : "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.

Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento e valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.

Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.

E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas:
se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)... Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.

Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.


O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso.
Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?
Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto grudada nela. Se ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti!

Manda esta mensagem a cada “linda pessoa" que desejas abençoar.
Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho.

“Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir”

4 comentários:

  1. Caro amigo e mestre, hoje foi um dia de muita tristeza no CEFAP para mim, pois ouvir o senhor dizer que terá que abandonar a turma por causa da pouca vontade de poucos foi muito decepcionante. Eu o vejo como cabeça de uma tropa inesperiente e assustada ainda! Somos alunos e precisamos no alimentar de conhecimento, e esperamos de um comando alguém de nos diga o que fazer e como fazer, pois abadonados ja estamos desde do dia 12 de semtembro quando entramos aqui, há mais ou menos um mês estamos durante as aulas de educação fisica fazendo os exercicios sobre pressão e ameaça dos cabos da cia e com todo perdão até mesmo do senhor, pois dizem que se não fizermos tudo direito seremos punidos, mas não só precisamos de punição nós precisamos que nos ensine como tem que ser feito! hoje ficamos até 19:30 marchando na cia por causa do acontecido na aula de educação fisica.
    A punição realmente é necessaria sim, mas somente para aqueles que necessitam, eu particulamente espero que o senhor fique e desejo isso de alma porque acho que o senhor ainda tem muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Aluno, Anônimo, Amigo, boa noite! Obrigado pelo seu comentário! É pesaroso ouvir a sua "confissão". Digo ouvir porque ao ler o seu comentário, mesmo sem ter um nome para construir um rosto, o seu semblante, penso captar a sua tristeza sonoramente. Para mim também é muito triste fazer parte de algo que não seja feliz. Logo eu que acalento tanta esperança em meu coração... O grande escritor Victor Hugo, dizia que não devíamos julgar um homem sem antes calçar os seus chinelos. Você estando no seu espaço mínimo na Quadra, não consegue ter a visão panorâmica que me é facultada, estando principalmente em plano elevado. E o que vejo? Vejo vários níveis de desinteresses. Talvez alguns me vejam como uma máquina de fazer exercícios. Essa função qualquer robot executaria. Ocorre que eu também sou um ser vivo. Todo o ser vivo precisa de motivação e buscar a felicidade. O protocolo de minhas aulas só tem sentido para mim se resultados forem alcançados. Não falo só na parte do condicionamento físico. Esta âncora para mim é secundária, porém não menos importante. Mas eu trabalho mesmo é para a formação de pessoas melhores, de policiais melhores. Na época atual, em razão do que está por vir, só terá valor para o Plano Divino, o profissional mais humano, mais altruísta, mais solidário, mais voluntário, mais disciplinado... Para o nosso programa evoluir eu preciso contar com a disciplina pessoal, mas basta a direção dos meus olhos mudar da esquerda para direita, para muitos deixarem de realizar os movimentos. Quando tento entregar as tarefas para o grupo, por si mesmos, realizar, o caos se estabelece, a burla acontece, a ponto de eu não saber mais quem está realizando, de fato o programa. Olho as alunas e não vejo nada diferente. Me esforço para promover socialmente, no grupo, a mulher como uma pessoa total, tentando minimizar os efeitos nocivos de nossa cultura e não sou compreendido. Tenho sido claro e franco quanto ao papel que eu quero viver nas relações com vocês, mas parece que eu falo outro idioma. Por certo você não merece nada disso que eu estou escrevendo, outros e mais outros também. Peço-lhe perdão e aos demais. Mas o que fazer? Lamento profundamente o fato da retenção da Cia até as 19:30h, como disse. Com certeza, o superior que ficou com vocês até essa hora, também foi sugado. Não há mecanismo capaz de medir o grau de correção de 600 pessoas de uma só vez. Eu só enxergo uma possibilidade de solução: É o grupo se fortalecer criando valores a serem cultuados e limites a serem respeitados por todos. O mau só prospera porque os bons são indiferentes e concedem àqueles, o agasalho do anonimato.
    No idioma Japonês existe uma palavra chamada "motainai". O vocábulo tem outros sentidos, mas o que nos interessa no momento é o sentido desperdício. As nossas aulas vem sendo um lamentável "motainai".
    Fique com Deus. Que Deus nos conceda sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido coronel,
    Gostaria de te desejar em nome das residentes da 5ª cia b (Janaina, Jéssica Sant'Ana, Neith, Mirian, Ruth, Monique, Camila e tatiana Peixoto) que Deus te de a cada dia mais força, vigor e paciência para que o senhor possa estar a frente de nossa CIA e um feliz Ano novo para o senhor e tua familia.

    FICA CORONEL! :)

    ResponderExcluir
  4. Minhas queridas Alunas Janaína,Jéssica Sant'Ana, Neith, Mirian, Ruth, Monique, Camila e Tatiana Peixoto, boa noite! Obrigado pela demonstração de carinho e solidariedade. Sem dúvida que o Criador ao projetar a Mulher, a concebeu com maior sensibilidade para que pudesse exercer um papel tão simples e, ao mesmo tempo, tão importante. Sem dúvida que suas palavras me alcançam e cativam. Obrigado pelos votos de felicidade no novo ano a mim e minha Família. Parabens pelo esforço de todas. Imagino as dificuldades decorrentes do fato de serem residentes, ficando longe de casa e do acolhimento da Família. Imagino também as apreensões que essa distância provoca em seus entes queridos. No ensejo da chegada do Ano Novo, espero que estejam no aconchego da Família e idealizando as realizações futuras. Desejo saúde, harmonia e prosperidade para todas vocês, extensivo às Famílias. Sejam portadoras, ante os Seus, dos meus sinceros votos de Felicidades.

    ResponderExcluir