domingo, 1 de janeiro de 2012

RASGANDO SEDA

Mui Querida Amiga, Feliz Ano Novo! As Cerejeiras irrompem em flores exuberantes depois de enfrentarem os rigores do inverno (no Hemisfério Norte). Francisco Otaviano em sua redondilha nos legou:
"Quem passou pela vida em branca nuvem e em plácido repouso adormeceu. Quem não sentiu o frio da desgraça. Quem passou pela vida e não sofreu. Foi espectro de homem, não foi homem. Só passou pela vida, não viveu." Sempre refleti muito sobre o conteúdo desses versos.
Certa vez encontrei casualmente em uma folha de jornal, um poema que muito me acalentou em vários momentos da existência. Não sei a autoria:
"Não há existência alguma que não tenha amor, nenhuma. Por isso o amor é em suma, essência de todo o ser. Mil vezes onde a onda caia, há sempre uma rocha, uma praia, onde a onda vem ter."
Complementando: no percurso de nossa existência, as vezes passamos pelo amor e não enxergamos. As vezes temos um amor e deixamos partir, secar ou morrer, por esquecimento. Amor é como árvore tenra que precisa ser cuidada. As vezes juramos ter amado alguém enquanto tudo o que fizemos foi projetar no outro o nosso mapa fantasioso de amor ideal, extensão de nós mesmos. Queremos amar a nós mesmos projetados em outrem. Muitas vezes encontramos até quem se esforçe, por amor, a corresponder aos nossos anseios, por um certo tempo, apenas, breve ou longo. Mas um dia a Natureza da qual somos formados dar o ultimato e tudo rui, inesperadamente. São tantas as possibilidades circunstanciais, que seria perda de tempo ficar enumerando, indefinidamente. Por isso, Prezada Amiga, nestes dias do novo ano, que o amor permaneça em seu coração, sob qualquer forma ou evento. Porque no campo do Amor e da Ciência a realidade supera a ficção.
As vezes o novo amor é tão somente e tudo isso, o amor que esteve por muito tempo esquecido.
FELICIDADES e pronto restabelecimento!!!


Date: Tue, 27 Dec 2011 22:56:27 -0200          

Querido amigo, boa noite! 
Finalmente, e não podia deixar para o ano que vem, dei uma passeada pelo seu blog.  Não tive tempo de ler tudo, mas o que li, gostei.
Como homem inteligente que é se permite contribuir, de forma sutil, substancialmente para melhor formação de seus liderados e contribui também para melhorar a imagem da Corporação a que pertence. 
Você está de parabéns pela iniciativa e, quando estiver com mais tempo, tentarei contribuir de alguma forma.  Agora estou com os 2 braços mais ou menos em repouso: o direito (cateterismo) e o esquerdo, Ressonância Magnética com Contraste!

Como o tema TEMPO me chamou a atenção, aí vai um poema meu antigo, de 2004, que tirou um 1º lugar nacional, num concurso de São Paulo.
Um abraço, com os votos de Feliz Ano Novo!
Sonia Abreu.
                               TEMPO DE POETA    
As raízes da minha poesia
alimentam-se de meus sentimentos
e floresço poemas sem rimas
de acordo com o tempo. 
 Se é inverno, hiberno a poesia
que vai frutificar no verão:
a tristeza e a saudade
brotam da caneta
e salgam o papel... 
Se é verão, saboreio o fruto-verso
e me lambuzo com o gosto da vida
e o mel da ternura... 
Na primavera, ouço o canto
do soneto e sonho em azul... 
E nesse outono, me aqueço
ao sol que doura o céu
e brinco com as palavras
que caem no caderno
arrancadas pelo vento da tarde.

8 comentários:

  1. Olá!
    Passei pelo blog antes de dormir, estava com o coração com tantos anseios, e ao percorrer as belas colocações, pude encher o coração de alegria, paz e muita esperança.
    **É muito bom perceber esta "luz" sublime e repleta de de serenidade! Obrigada!
    Saudades sempre... Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Daiane! É bom saber de Você.Sua imagem me vem através do seu comentário. Sinto a saudade e a falta insubstituída do seu olhar amigo. Leio e releio a mensagem contida em seu comentário como beberia no deserto o viajante maduro, a água rara, compassivamente. Preocupa-me a frase "...estava com o coração com tantos anseios..." Lembre-se da mensagem "Olhai os lírios do campo, não tecem nem fiam, mas nem Salomão em toda a sua grandiosidade se vestiu com um deles." Lembre-se também, e principalmente; eu estou por aqui.Fique com Deus. Um forte e carinhoso abraço.
    Em tempo: Fale a Carol para se comunicar comigo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Cel!
    Aproveitando os comentários sobre o novo ano, apesar de ser somente a continuação de uma caminhada, não esperando que as coisas mudem repentinamente do dia 31 para o dia 1 (como diz Carlos Drummond de Andrade em Receita de Ano-Novo), ainda assim não perdemos a esperança de que as coisas mudem com relação à Educação Física do senhor para as outras CIA´S, já que para a nossa, 5ª Bravo, não tem dado muito certo.
    Não só eu, mas a maioria dos alunos não concorda com o tipo de Educação Física militarista e atrasada que o senhor aplica, fazendo com que somente nos lesionemos (exercícios de agachamento que só contribuiem para a lesão do joelho, flexão "uma vez na vida e outra na morte", sem nos preparar de fato para os testes de aptidão física. Sem contar com os abdominais que nunca são praticados). Corrida é importante? Sim, mas o TAF não é só isso. O que adianta subirmos as 3 colinas quase sempre e não estarmos em perfeitas condições para a realização das provas. Alguns companheiros que entraram para o curso fazendo 10 barras, hoje não conseguem fazer sequer 3. E aí o senhor me diz: Ah, mas vocês precisam praticar os exercícios de flexão, abdominal e barra nos fins de semana. E eu respondo o seguinte: Os fins de semana, caro Cel, sobram para resolvermos nossas pendências e passarmos com nossa família, já que temos tão pouco tempo para dedicarmos a ela (o nosso dia é inteiro no CFAP).
    Outro ponto importante que gostaria de ressaltar é o seguinte: quinta-feira, ficou ao nosso critério se fazíamos ou não os exercícios, já que o senhor disse que quem não quisesse fazer, saísse, mas, fizemos... uma companheira sofreu uma torção e sequer aguentava de pé e então, o senhor não deu a mínima importância para o fato e continuou tudo como se nada tivesse acontecido. Nós nos machucamos, em época de TAF ou não, e vocês não dão a mínima importância, acham que estamos simulando tudo... isso é realmente lamentável. Total despreparo... enfermeiras que parecem terem saído de qualquer matadouro, que não sabem procedimentos BÁSICOS de primeiros-socorros.
    O senhor pede respeito, mas não nos respeita ao mínimo com esse tipo de trabalho e também com palavras, nos diminuindo a todo tempo, insultando-nos de marcianos, de esculhambados, indagando que tipo de família é a nossa... o que é isso? É assim que se conquista respeito e confiança?
    Bom... eu sei que esse comentário será removido do blog, já que não é mais um elogio falso que muitos tem feito... e como críticas não são bem-vindas pelo senhor (nunca as aceita... o blog fica muito mais "bonitinho" maquiado com elogios, não?), esse será mais um comentário apagado. É realmente uma pena, pois o que eu disse foi somente o que a grande maioria gostaria de postar, mas não o faz!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. RECEITA DE ANO NOVO

    Para você ganhar belíssimo Ano Novo
    cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
    Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
    (mal vivido talvez ou sem sentido)
    para você ganhar um ano
    não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
    mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
    novo
    até no coração das coisas menos percebidas
    (a começar pelo seu interior)
    novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
    mas com ele se come, se passeia,
    se ama, se compreende, se trabalha,
    você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
    não precisa expedir nem receber mensagens
    (planta recebe mensagens?
    passa telegramas?)

    Não precisa
    fazer lista de boas intenções
    para arquivá-las na gaveta.
    Não precisa chorar arrependido
    pelas besteiras consumadas
    nem parvamente acreditar
    que por decreto de esperança
    a partir de janeiro as coisas mudem
    e seja tudo claridade, recompensa,
    justiça entre os homens e as nações,
    liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
    direitos respeitados, começando
    pelo direito augusto de viver.

    Para ganhar um Ano Novo
    que mereça este nome,
    você, meu caro, tem de merecê-lo,
    tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
    mas tente, experimente, consciente.
    É dentro de você que o Ano Novo
    cochila e espera desde sempre.

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  5. boa noite,se for possivel gostaria de saber qual o criterio de avaliaçao do taf do cfsd,quantos pontos realmentes e necessario fazer para conseguir passar,e é verddade se não fizer o minimo nos exercicio esta reprovado? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  6. Caro Aluno, boa tarde, obrigado pelo comentário! Independente do conteúdo do mesmo, coerente ou não, fundamentado ou impetuoso, eu sempre agradeço aos que conseguem formulá-lo. É através das expressões que conseguimos desenvolver o raciocínio, refletir e acender algumas luzes na escuridão. Os indiferentes são como seres sem rosto. Obrigado pela escolha de Drumond para introdução do seu comentário. Muitas vezes nós usamos citações de vários autores, inclusive bíblicas, como sabres em nossas mãos, para inquietarmos, por julgarmos que elas corroboram o nosso pensamento e sentimento e, assim, nos dá o poder da verdade. Para continuarmos na mesma semântica poética, lhe pergunto: será que você não cabe inteiro nos versos do poema? Será que você adornou o seu interior com sentimentos e pensamentos melhores? Será que você, neste Ano Novo está proferindo palavras e tendo atitudes mais harmoniosas? Veja, em 2012, você usou ferramentas contraditórias ao que recomenda o poema, inclusive não cultuou a verdade. Colocou palavras na boca de tantos, sem consulta prévia, certamente. Deixe cada um se expressar, consoante o seu fórum íntimo. Essas e outras foram práticas usuais em 2011, por muita gente infeliz e, provavelmente, nos anos anteriores. Você julgou aqueles que voluntariamente se comunicam comigo, rotulando-os de insinceros. Você não deve ser uma divindade para penetrar no interior das pessoas. Na sua esteira de acusações, você ainda afirma que eu não publico os comentários desagradáveis, o que não é verdade. De tudo isso Aluno, é com pesar que constato, por suas afirmações, que você não é criterioso. Para uma vida profissional feliz você precisa saber dominar melhor a sua expressão, sem, contudo emudecer a sua voz. A divagação perante um Juiz é fatal para o combatente. O Promotor faz a festa.
    Prezado Aluno, apesar do conteúdo do seu comentário ser indigno de você, por não cultuar os princípios da verdade, eu gostaria de ter melhor acesso verbal para lhe esclarecer sobre muitas coisas que você demonstra não ter capitado. Se eu temesse ou recusasse o contraditório não teria colocado o blog a disposição de todos. Não tenha receios. Não estou abrindo mão dos meus princípios nem dos meus objetivos. Ao contrário, meus princípios são calcados no bem, no altruísmo, na tolerância. Meus objetivos convergem para o sucesso de todos.
    Os meus exageros, se os cometo, perdoe. Não esqueça que eu também sou um Ser Humano e tenho falhas. Quem sabe, se você desbloquear o seu sentimento de rejeição que devia ter sido sepultado com 2011, não será mais feliz? A Felicidade é uma opção, não uma circunstância casual. Um dia ainda nos abraçaremos com sinceridade e sentiremos saudade do tempo que passou. Fique com Deus e tenha uma boa noite.

    Em Tempo:
    Se eu estiver equivocado, desconsidere a observação. Se eu estiver certo, por favor, confirme através do blog. É importante para mim. Eu estudo na Homeopatia a captar as verdades ocultas, não no texto, nas entrelinhas.
    Você se apresenta anônimamente e na construção de seu comentário como Aluno. Na realidade você é uma Aluna, não é?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Aluno, boa noite! Você me pediu para esclarecer sobre os critério do TAF, pontuação e aprovação. No momento não lhe posso responder para não ser leviano. Prometo-lhe colher a informação precisa com o setor encarregado e passá-la verbalmente para a Tropa. Um forte abraço. Tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  8. "Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito."
    Luis Fernando Veríssimo


    Penso que realmente todas as decisões por mais equivocadas que possam se mostrar ao final foram tomadas por nós, somente por nós. Assim, quando decidi me dedicar a atividade física por mim, para mim e pela profissão que escolhi, entendi que não me cabia questionamentos sobre o certo ou o melhor e etec., embora, não me afaste de meus pensamentos e opiniões, eu simplesmente optei por fazer da melhor forma possível e tem dado certo.

    Decidi que não seria como aquele povo que rumo à terra prometida por Deus sempre atrasava sua entrada por causa das murmurações, nunca satisfeito com o que Deus lhes dava. Então, comecei a correr. Correr na busca pessoal de melhor condicionamento, melhor forma física também, mas ao correr, fazer exercícios repetitivos, a cada dia melhoro. Assim, penso. Assim, escolhi.

    Respeito a opinião do aluno (a) que postou seu comentário, afinal vivemos em uma democracia e como é bom sermos livres em nossas linhas,mas gostaria que nós todos da cia pudéssemos nos concentrar num só objetivo, força, vibração e união,porém, reforço: é uma decisão pessoal.

    Portanto, ao final deste período percebo que não avançamos nisso e lamento ao lembrar que daqui a pouco nos formaremos e se levarmos também a nossa atividade policial desta forma não estará em nada somando para um nova corporação.

    Deixo também registrado que não escrevo com intenção de aproximação para obter qualquer favorecimento ou elogios pessoais, mas escrevo porque gosto, sempre gostei (tenho texto publicado em periódico acadêmico sobre política) e sobretudo entendo que podemos fazer de qualquer meio de comunicação uma excelente fonte de trocas, vivências e estabelecer laços também.

    Um abraço,
    Tatiana MARQUES

    ResponderExcluir