quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

uma visão Positiva





                              O Ser Humano atarefado que vive no seu desejo de futuro, vezes sem conta não tem tempo de enxergar a verdade singela que o envolve. Outros vivem de passado, talvez por medo do futuro. A vida, no entanto, se constrói no presente, único momento em que o humano ser é protagonista de sua história. No entanto, não conheço máquina que messa o tamanho do presente. Acredito que a Aluna Tatiana da Silva Marques tenha uma medida positiva sobre o presente.
                              Posto o seu texto na íntegra com orgulho e admiração, para a nossa reflexão.




“O importante é isto: estar pronto para, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que podemos vir a ser.”

Charles Du Bois 


                        Hoje foi um dia especial para mim no CFAP e aprendi uma lição que foi anunciada no dia anterior no culto evangélico que acontece às quartas-feiras. A palavra pregada se encontra em Josué capítulo I; 6-9. Nessa passagem o SENHOR fala a Josué sobre o esforço, ânimo e a coragem que temos que ter para alcançarmos aquilo que Ele reservou para nós.

                        Saí do culto com aquela pregação queimando em meu peito e meditando nas palavras que o aluno da 4ª Cia. Alpha (perdoe-me, mas não gravei seu nome) que de maneira objetiva, simples e ungida falou aos nossos corações.  E hoje, oito de dezembro de 2011 na instrução de educação física orientada pelo Coronel Souza e Silva fui chamada para ser guia da corrida.

                         Meu coração novamente “queimou’”, mas em minha memória trazia a passagem bíblica e tudo o que eu ouvi no dia anterior sobre a responsabilidade de sermos um referencial de Deus nestes tempos tão difíceis e da importância de termos a confiança de que Deus é conosco, portanto, o esforço, o ânimo e a coragem são fundamentais para o ser humano lutar por qualquer coisa que acredite e que lhe foi prometida por Ele.


                         De maneira concreta senti o peso e o valor desta responsabilidade de sermos referencial em qualquer situação de nossas vidas. Eram mais de 500 pessoas sendo levadas por mim... Atrás de mim... Seguindo-me no meu ritmo, ou seja, eu era a pessoa que ditava em que velocidade, tempo e direção elas seguiriam.  Meu Deus!




                        Mas, ainda assim durante o percurso consegui compreender o quanto devemos zelar pela nossa conduta, corrigir atitudes que ainda não condizem com a profissão que exerceremos, mas, sobretudo na maneira como conduzimos nossa vida diária nas mais diversas áreas e que precisam ser repensadas. Cheguei à conclusão do quanto preciso avançar, melhorar e evoluir como pessoa, mãe, esposa, amiga e serva de Deus assim como buscar a excelência na profissão que abracei como sendo um presente que recebi da parte de Deus.
                         Não concluí todo o percurso da corrida, não completei a carreira como diz o apostolo Paulo, mas sei que combati o bom combate e que existem “rampas”, “ladeiras” a serem desafiadas e vencidas, mas entendi, aprendi e principalmente senti que posso ir além...muito além...falta mais coragem, ânimo e esforço para assim alcançar a excelência que todos devemos ser quando assumimos o compromisso de ser um referencial.

                        Agradeço ao Coronel Souza e Silva, aos companheiros da 5 ª Cia. Bravo, ao meu xerife João Paulo que correu ao meu lado e todo o meu pelotão que vibrou comigo. Muito Obrigada e Deus abençoe a todos!


SD PM Marques
1º PEL DA 5ª Cia. Bravo

4 comentários:

  1. Boa Noite Coronel.Gostaria de expressar os meus sentimentos com relação a nossa educação fisica. Sou da 5ª CIA BRAVO, e vejo que maçãs podres estão estragando a imagem da CIA. TODOS estao pagando por causa de alguns. Fazer atividades de força na chuva nao é bom. Porem a maiorira se esforça, realmente esta na policia por vocação. Gostaria de pedir-te para separar as maçãs podres das boas, pois a nossa CIA é boa! Muito obrigado pelo espaço que aqui nos é dado para nos expressar sem distinção de postos ou graduações.Boa Noite!

    ResponderExcluir
  2. Caro Aluno, boa noite, obrigado pelo seu comentário! Conto sempre que todos os comentário, via blog, são sinceros e, assim eu acolho com respeito e contentamento. Procuro com o blog curar as várias lacunas que vivi, nas inúmeras formações que me lancei. Quero possibilitar a vocês o que eu não pude ter. Na quele tempo também não havia computador, que dirá internet. Nós tínhamos um medo absurdo e fugíamos dos superiores e estes se envaideciam com o fato. Nenhuma glória adveio dessa relação. O melhor aprendizado é fruto da convivência. Eu procuro conviver com vocês como conviveria o irmão mais velho, talvez. Quero avançar no programa, mas toda a construção que demande a auto-disciplina desanda em bagunça. Você me pede para separar as maçãs por qualidade, mas é tarefa impossível, face ao grande efetivo da nossa Cia. Também nesta direção as possibilidades de erro são tão presentes que a facilidade de cometer injustiças comprometeria todo o meu protocolo de razoabilidade. E se eu aprimorasse o processo fiscalizatório, comprometeria dorsalmente o objetivo pedagógico. Por favor complemente a minha resposta com a leitura da resposta ao comentário de um outro Aluno da Cia,sobre o testo "Para Ler e Guardar". Acredito que a própria Cia tenha os remédios eficazes para curar esta circunstância. Fique com Deus, um Feliz Ano Novo para Você e todos os Seus.

    ResponderExcluir
  3. Resolvi ler mais uma vez o texto da Aluna Tatiana, com o objetivo de haurir um pouco de sua motivação. É, acredito que muitos alunos tenham olhares para o professor sob o mesmo ângulo que enxergam seus pais.Penso que na visão de alunos e filhos, pais e professores sejam instituções não humanas, programadas para lhes dar satisfações. No entanto, pais e professores são figuras humanas que precisam de motivação. Embora talvez não imaginem, se cortar sangra, se morrer apodrece. Outro aspecto comum entre pais e professores é que muitos dos leões que tem que enfrentar no dia a dia, para servir um cardápio razoável, filhos e alunos nem percebam. Hoje eu estou especialmente triste. Infeliz com a circunstância que a Cia enveredou e contrafeito comigo mesmo.Hoje eu fui áspero, fui diferente do que quero ser. Parece que o Mundo caminha numa direção insalubre, onde o que não presta é o que tem valor, onde as conquistas sofridas geram apenas meio minuto de contentamento, onde as palavras perderam o significado verdadeiro. Vejam o vocábulo "demorou", não se sabe se expressa atraso na linha do tempo, ou se alguma coisa prazerosa aconteceu. Mas a vaidade dos filólogos logo acolhe em seus dicionários para conquistar marcas verbetárias. Encerro a minha semana sem o fogo comum da minha mente, sempre ocupada com a criação. Por esse e outros motivos, recorro ao texto da Querida Aluna, Mãe, Esposa, Filha, Religiosa... É isso, no mesmo ser são tantos os papéis a executar que é realmente um grande desperdício lavrar em vão. Popularmente se diz "tempo é dinheiro. Eu digo, tempo é bem mais, é vida que vai e não volta. Se desperdiçado, não será recuperado jamais.

    ResponderExcluir
  4. Foi com surpresa que abri o blog e li isto...entrei para escrever um texto sobre motivação e vi isto. Há dias venho tentando escrever,mas confesso que temia escolher as palavras erradas. Comungo do mesmo sentimento que o senhor tem tido.
    Me sinto cansada, desmotivada no trabalho. Não somente a cia tomou um caminho dferente, disperso e sem vontade quanto no meu pelotão também.
    Dia 29 de dezembro, reuni coragem e forças (que somente podem vir do alto)para conversar francamente com meus colegas de turma. Foi tremendo! choramos, oramos, nos perdoamos e nos comprometemos a nos empenhar, nos urnirmos e tirar o rotúlo de pior pelotão da cia. No dia 31 dei até um testemunho do milagre que foi feito naquele dia na sala de aula durante o culto de ano novo em minha igreja.
    Mas,para minha surpresa fui mal interpretada por alguns e esta foi a PIOR semana para mim, sem dúvidas.Ouvi que tudo que aconteceu naquele dia foi palhaçada, falsidade e etec.
    As pessoas se esqueceram tão rápido de tudo que foi feito naquele dia. Vi pessoas se abraçando...se perdoando...Me recuso a crer que foi em vão.
    Coronel...creio numa polícia melhor. A mudança que desejo ver não é utopia. Ando assustada com tudo isso que vejo, mas sou pedagoga, sempre trabalhei com crianças, pais e professores e em cada escola procurei dar o melhor, fazer a diferença na vida de cada aluno meu. Queria o mesmo neste momento,porém, agora me preocupo apenas em guardar a mente, o coração e o físico para não ser contaminada por essas coisas.
    Só eu e Deus sabemos como quis estar lá,então,não seria justo com Deus e comigo mesma entrar num clima de desmotivação e murmuração.

    Desculpa pelo desabafo.

    Bom final de semana e Fica com Deus!
    Conte comigo.

    Tatiana

    ResponderExcluir