domingo, 8 de abril de 2012

NEM TICO, NEM TACO!

NEM TICO, NEM TACO!
 (Eu e a Quinta Cia Bravo - Lamento 1)


Quanto à expressão acima, para os que ainda não a conhecem, explicarei mais tarde, embora acredite que a simples leitura do texto já contenha a sua elucidação. Fica então “Eu e a Quinta Cia”, para iniciar o lamento. Não a minha humilde pessoa e a CIA – Central Intelligence Agency, esse famigerado organismo da política americana de invasão sobre os destinos das Nações Soberanas que tanto mal tem provocado ao redor do mundo, usando os mais variados instrumentos de corrupção, para alcançar os seus objetivos. 
Mas o que a Quinta Cia Bravo do CFAP 31 de Vol tem de semelhança com aquele organismo? Nada, felizmente!
Não faz muito tempo, foi no mês de Setembro do ano passado (2011) que dando início e curso a minha fantasia de Professor de Educação Física, me dirigi ao pátio da Cia e me apresentei como seu instrutor, aquele responsável pela sua preparação física - embora eu entenda ser responsável também, em grande parte, pela preparação mental. 
Na ocasião passei informações e conselhos interessantes para a composição do sucesso de cada um. Terminei a prosa afirmando que eu tinha a mesma idade de cada um integrante da Cia. Saí “ancho” como um colegial, imaginando realizar muitas coisas boas. Afinal eu tinha nas mãos uma matéria-prima abundante, mais de 600 alunos, homens e mulheres, todos jovens. Vibrei.
Refletindo sobre tudo, acho que seja um “Elemental do País das Ilusões” que faz com que um homem da minha idade, apesar dos calos da existência, ainda traga uma fantasia adolescente que consegue burlar razão e realidade e vesti-lo com os adornos sacerdotais do ideal maior do altruísmo e fazê-lo crer novamente no que já não se crer: na inteligência humana e na honestidade de propósitos.
-Ai de ti, Quinta Cia Bravo! Tudo aconteceu contigo. Fizeram dos teus dias no CFAP, experiências de laboratório. Não sei que cientista alienado ou alienígena fabricou tantos absurdos. Talvez tenha sido um robot, ou, como se explica nos dias de hoje, um programa de computador...
Apesar de tudo, é bom que se diga que nem toda a Cia foi vitimada. Um número significativo de indivíduos se demonstrou preguiço, indolente e indefinido no seu processo de escolha. Uns criaram síndromes e limitações. Até ciclo menstrual foi convertido em enfermidade. Estes alunos não foram vitimados, na realidade, foram beneficiários das situações atípicas que se instalaram.
Academicamente é fortuito afirmar que na Quinta Cia Bravo não foi possível implantar um Programa de Condicionamento Físico. Os motivos são vários:
1 -  A Cia atravessou os hiatos de aula do mês de Dezembro quando os festejos comemorativos impõem suspensões prolongadas de aulas.
2 – A Cia foi impedida de usar as alamedas do Centro, no horário exato de sua prática física, sob a alegação de que atrapalhava a chegado do efetivo administrativo.
3 – A Cia foi proibida de fazer Educação Física com chuva. É importante esclarecer que não foi em função do Verão, quando um grande número de descarga elétrica se precipita sobre a terra. Se assim fosse seria inteligente. Estávamos ainda no início da primavera.
4 – As formaturas ocorridas no Centro e noutras Unidades da Invernada, todas elas, mesmo distantes do horário da Educação Física, fizeram suspender as aulas.
5 – As alamedas do CFAP foram ocupadas por tantas viaturas que mais pareciam praga. Todas para que o Governo fizesse sua auto promoção política nas Solenidades de Formatura.
6 – A mudança do horário de início da jornada diária passou das 07:00h para as 13:00h. Com essa mudança o que aconteceu com a Aula de Educação Física? Sofreu um novo golpe, na esfera do INACREDITÁVEL.
7 – Em pleno Verão uma “Inteligência” achou que seria correto colocar a Aula de Educação Física as 13:00h, a céu aberto, calor de 40°, chão escaldante, digestão incompleta, em função do horário do almoço. Esta aberração não se concretizou em razão da energia do Instrutor.
8 – Mais recentemente a Cia foi obrigada a ter aula no último tempo, das 18:10h às 19:00h. Já no outono, a noite cai no CFAP as 18:30h, circunstância que potencializa a possibilidade de acidentes, em razão da plena escuridão. Mesmo assim, assumindo todos os riscos, impetuosamente, corremos pelas alamedas escuras, tendo como guias as lanternas dos pirilampos e encerramos a aula sob o olhar curioso da “Papa Ceia”. O máximo que se conseguia nessa situação era ministrar 35min de aula.
9 – Poucos dias depois as aulas terminaram, os alunos ficaram impedidos de treinar por si mesmos, sem, contudo, terem sido submetidos à 2ª VC.
A quem faz bem o estabelecimento desse estado de coisas? Aí é que se justifica a expressão título. Nem o Aluno se realizou como aprendiz, evoluiu suficientemente, ficou feliz, nem o signatário se regozijou como Instrutor. O Instrutor não teve siquer oportunidade de desejar boa sorte para todos, nem de dizer adeus. Terminamos de forma muito estranha, mas em perfeita sintonia com o que se transformou o meu Belo CFAP, quem sabe, um quartel marciano?
Nem Tico, nem Taco!!!

10 comentários:

  1. Saudações, Cel.

    Esperava algo melhor para o senhor nesta empreitada. Infelizmente vivemos num mundo muito distante do ideal – mundo justo. É por isso, que aguardo uma pátria melhor no Reino de Deus, pois quanto a este sistema de cosmo está perdido – não que seja perfeito, mas é tanto disparate que está cada vez mais difícil distinguir o certo do errado.

    Todavia, gostaria de deixar esta parábola para que o senhor reflita – se lembre, já que deve conhecê-la.

    “Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” Mateus 13.3-8.

    Nossa função é semear, e a vida cuidará de cada uma semente...

    Um forte abraço.

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,Albuquerque, espero que você esteja bem!É bom receber o seu comentário. Todos são altruístas e de convicção. Estou consciente da nossa missão de semeador. O título do presente texto, bem como o seu conteúdo,que está estritamente relatando a verdade, atendem a objetivos mais sutis.
      Obrigado pela lembrança do texto bíblico, fique com Deus. Um forte abraço.
      Cel Souza e Silva

      Excluir
  2. Triste saber no que se transforma a invernada.

    Um forte abraço.

    2° CIA - 2011.

    ResponderExcluir
  3. primeira cia - cfsd 201222 de maio de 2012 às 00:41

    pois é, coronel.
    este tal banco de talentos está mais uma super propaganda do governo do estado, muito comum nessa administração.
    nos usam como cobaias e cometem erros.
    nossos salários estão no limbo, não sabemos quando receberemos, se em junho ou julho, nossa data de incorporação é 5 de março... como filho feio não tem pai, o pessoal do financeiro jogou a culpa toda para os gerentes do bradesco.
    tivemos alguns instrutores substituídos e a carga horária se manteve. como podemos ter aulas de qualidade (20 mil reais por mes é gasto com o banco de talento) sem ter uma administração do curso decente?
    nosso comandante de cia é também o chefe do C.A. e parece muito com o arquétipo psicopata descrito pelo estudioso ricardo balestreli na aula inaugural.
    o infeliz tem prazer em jogar toda a cia no chão e pisar.
    é muito ruim servir de cobaia para uma administração tão ruim... acham que podem melhorar o curso inserindo dinheiro. pq nao pagam para os sargentos cascudos que já davam instrução e não recebiam nada? foram excluidos. quem controla o banco de talentos tem poder de trocar os dados ou de excluir alguma coisa, informática tem disso, brechas fáceis de entrr e mexer.
    espero sinceramente que o horário da educação física da primeira cia não seja alterado para o horário de uma da tarde. mesmo estando no outono o tempo de digestão é o mesmo. muitos alunos almoçam no vestiário.
    att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Lamento que já no início de seu relacionamento com a Nossa PMERJ, você esteja tendo exemplos tão pouco inteligentes e sem coerência. Por favor, não generalize, nem propale esses fatos além de nossos muros. Provavelmente Deus quer nos mostrar alguma coisa permitindo toda esse desaguar de loucura. O Cancioneiro Popular produziu um verso bastante pertinente para todos nós, no momento: "Acender a vela já é profissão..." Roguemos a Deus sabedoria e tolerância. Espero que a PMERJ sobreviva.

      Excluir
  4. Ah cel... que saudade do senhor. Lamento tanto por todos esses impercílios.
    Queria te dizer que as subidas nas colinas e as corridas que fizemos me ajudaram bastante para hoje eu estar subindo as ladeiras da Chatuba da Penha e ser a unica fem no GAT de lá. Obrigada Cel!

    ResponderExcluir
  5. Ah Cel... que saudade do senhor. Lamento por tudo isso que aconteceu com nossa CIA.
    Queria que o senhor soubesse que as subidas nas colinas e as corridas me condicionaram e ensinaram bastante para que hoje eu estivesse subindo as ladeiras da Chatuba da Penha e para que eu fosse a unica fem do GAT de lá.
    obrigada Cel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jéh! Acredito que em nossa memória exista uma bagagem grande para recordar. É interessante que da mesma forma que os elementos da Natureza lapidam os morros, as pedras e todos os contornos da Terra, também o tempo vai transformando as nossas percepções e adocicando até os infortúnios vividos. Acredito que nós tenhamos, no entanto, boas lembranças para saborear como o fruto maduro. Tudo o que nos aconteceu teve a permissão divina. Sendo espiritualista, apesar dos meus dissabores, tenho que enquadrar todos os episódios de minha Existência dentro dos postulados que norteiam a minha convicção.Veja como Deus providencia tudo. Mesmo tendo eu que superar as dificuldades da época, Deus providenciou a sua presença e através dela as vibrações de carinho, solidariedade, compreensão e tolerância. Muito obrigado! A sua declaração e a motivação nela contida de ser "a única Fen do GAT de lá" enchem o meu coração de orgulho e gratidão. Parabens! Se eu fosse falar de saudade, falaria por muito tempo... Um carinhoso abraço!

      Excluir
  6. SD PM Paulo Roberto3 de julho de 2012 às 13:03

    Bom Dia CORONEL,

    Desde quando formamos estou com alguns colegas de CIA na ocupação da Rocinha. O nosso CMDT lá é Operações Especiais e com isso em nosso serviço há diferenças para aqueles que são comandos por CMDTs não especializados. Hoje agradeço muito a Deus por ter "caído" na Rocinha pois estou aprendendo coisas que o CFAP não me ensinou e outras coisas que nunca ensinaria.

    Eu reclamei muito da forma que o Srº nos dava a Educ. Fis. , mas hoje me arrependo de ter feito corpo mole muitas vezes e tenho sentido isso durante as 12hs de serviço.

    Que Deus o abençoe e que o srº continue levando o seu conhecimento aos alunos do CFAP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo! É muito gratificante receber o seu comentário. Parabens pelo aprendizado continuado no seu dia a dia operacional. Com todos podemos aprender, seja com o expecializado ou não. A Existência é uma grande escola.Aproveite a oportunidade que Deus está lhe dando. O assimilar dos fundamentos levam a execução de uma técnica mais refinada. Podemos estabelecer que toda a técnica seja uma expressão material importantíssima. No entanto a técnica não contém todo o sucesso de uma operação. Existe um lado invisível que está ligado à sintonia de cada um. O respeito a vida, o altruísmo e a compaixão,nos protege do ódio e da passionalidade. É muito bom chegarmos ao término de uma jornada de trabalho com a certeza do dever cumprido, dentro da lei, do justo, do belo. Quanto a nossa Educação Física, fico feliz com o seu despertar.Mas todo o despertar é um lugar de passagem que leva a outros lugares que estão a espera... Fique com Deus! Independente da religião que você siga, procure sempre Deus. O Policial, principalmente, muito precisa.

      Excluir