domingo, 6 de novembro de 2011

A Prosa da Segunda-Feira

A Prosa da Segunda-Feira


Procuro sempre ter uma postura positiva e olhar os acontecimentos da existência com olhos benignos. Assim como um copo de chá de boldo é amargoso, mas é bom, acredito que as coisas ruins podem também nos trazer mensagens importantes. Quando alguns acontecimentos me causam sofrimento ou dúvida, eu procuro falar pouco, abstrair e refletir como observador. Faço, normalmente, a rotineira pergunta: “O que Deus quer me mostrar com este acontecimento?” Essa maneira de me conduzir tem me protegido de envenenar o meu organismo com as substâncias tóxicas decorrentes dos sentimentos de ira, insatisfação, vingança, arrogância, maledicência, e me valido na minha incansável busca pelo conhecimento e pelo aprimoramento, como Filho de Deus. Nessa busca procuro valorizar e respeitar todo tipo de expressão de vida e aprender com todas as pessoas. Não há no Mundo uma só pessoa que não tenha algo para ensinar e muito a aprender.
A população mundial completou há poucos dias 7 bilhões de pessoas. É preciso compreender que estamos caminhando inevitavelmente para a escassez sistemática de alimentos. O combate ao desperdício deve ser praticado por todas as famílias, por todos os indivíduos, onde quer que estejam: no trabalho, no estudo e no lazer.
         Há um tipo de desperdício que passa pela maioria dos crivos críticos da observação. É o desperdício decorrente da gula. A fisiologia humana tem um limite diário de absorção de nutrientes que são captados pela ingestão de alimentos. Além do limite, o organismo, se estiver eficiente, vai eliminar pelas saídas excretoras, caso contrário, vai permanecer indevidamente no corpo, putrefato, gerando toxinas.
É comum, nas prosas de Segundas-Feiras, os relatos egóicos da Juventude, inclusive de assemelhados, baseados em números reais ou fantasiosos expressos em quilos ou caixas. Geralmente quilos de carne e caixas de cervejas. Muitas vezes ainda juntados à orgia sexual. Nesse caso não é quilo nem caixa, são vezes. Como ninguém acredita mesmo, nem está preocupado em apurar a verdade, o vitorioso acaba sendo o que tem maior garganta.
Há ainda um outro tipo de desperdício, mais sutil e mais lamentável, é o desperdício do tempo.
Nada contra a alegria e a felicidade, apenas gostaria de refletir e convidar à reflexão.
No ensejo em que recebi a 5ª Cia B, composta de um efetivo de jovens adultos, para preparar o seu condicionamento físico, como lastro básico para que as outras disciplinas possam evoluir e para que os indivíduos possam lograr sucesso nas verificações correntes (VS) que enfrentarão, fico feliz com a permissão recebida. Como os horizontes das minhas aulas vão além de uma preparação física e  vibram na direção de mudanças de paradigmas, quebras de bloqueios, traumas e para  a assimilação de novos hábitos que possam concorrer para uma vida saudável e a realização pessoal, eu fico preocupado com a prosa da Segunda-Feira.
         Comedimento e discernimento parecem ser os vocábulos da sabedoria durante o Curso de Formação e por toda a vida. Saber hierarquizar sobre um leque de importância, faz diferença. Talvez seja salutar evitar os passeios prolongados e as noites de sono perdidas.
Num efetivo de mais de 600 alunos, com uma presença significativa de mulheres, é muito normal que o nível cárdio-pulmonar e neuro-muscular dos indivíduos sejam significativamente heterogêneos. Por isso o Programa deve se desenvolver criteriosamente, evoluindo sempre, mas respeitando o binômio científico esforço-recuperação.
         Acredito que tendo passado um mês de trabalho, o próprio indivíduo já consiga detectar a sua evolução, pela observação simples: desenvoltura nos exercícios, número de vezes alcançado, tempo diminuído e distância aumentada, em fim, a melhoria da performance.
Mas algumas situações me inquietam, me angustiam e me desanimam. É o desinteresse pela própria sorte que alguns alunos demonstram. Todos os meus alunos eu os vi durante o tempo de triagem na seleção do CRSP. Eles tinham o comportamento parcimonioso e os olhos abissais, um misto de esperança e ansiedade.
Sem dúvida que o processo de seleção é demorado e oneroso para o candidato que muitas vezes tem que fazer malabarismo para compatibilizar o cronograma da seleção com suas obrigações laborais. No entanto estes mesmos seres, e não são poucos, ao incorporarem modificam a têmpera. É comum ver alunos e alunas durante a Instrução de Educação Física realizando os movimentos displicentemente, se escondendo atrás dos companheiros, não realizando os percursos programados e se valendo do anonimato para externar comportamentos incorretos.
Apesar de tudo considero que estamos evoluindo. E estou convencido que todos os meus Alunos são Tesouros Divinos que Deus por Suprema Bondade a mim confiou. Por gratidão me esforço para retribuir ao Pai fazendo da minha Instrução o meu Sacerdócio. Por isso quando subo ao 2º platô da nossa quadra, frente ao palanque, bem ao lado do “Pau da Bandeira”, não por superioridade, mas para poder ser visto, face ao tamanho da Escola, não sei se sou um professor, reverendo, maestro, guru ou pastor. Eu tento ser, na verdade, humilde servidor, realizando o seu ofício para Deus.         
Meus Alunos, o Mestre nos ensinou que há tempo para tudo. Muitas Segundas-Feiras virão.
Sejam todos bem-vindos!!!

17 comentários:

  1. 2°pel
    o senhor tem toda razão! precisamos de mais animo!o vibrar esta diferente! as vezes paro p lembrar de como era o estimulo de cada um de nós, nos processos seletivos!eu mesma nao via a hora de esta onde estou agora, fazendo parte dessa escola! queria so entender onde foi aquela vibraçao toda!realmente virao muitas segundas feiras,e conto com o senhor para essa recuperaçao tao importante em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querido amigo,

    primeiramente saudades das suas aulas. Embora tenho ficado com problemas no meu joelho, tenho tentado ultrapassar meus limites.

    Muito bom o texto e muito engraçado também, por saber que muitas segundas-feiras eu também estive aqui pronta para receber seus conhecimentos e ouvir as tuas sábias palavras.
    Enviei um outro texto para o senhor na qual achei muito interessante, pois é assim que o vejo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Coronel com toda a certeza o senhor é o melhor! Sei que não gosta de elogios, mas o reconhecimento é merecido. Obrigado por toda a sua paciência e generosidade, pois muitas vezes não fomos merecedores de tanta dedicação.

    Aprendi mt, e vou levá-lo sempre no meu coração.

    Nossas árvores lá na 2ª cia vão crescer e eternizar nosso nome, o bem mais precioso que temos, nossa tradição.(aprendi com o Senhor! rsrs)

    Com Carinho,

    Alcfsd Mendes, 2º Pel, 2ª Cia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Simone! Acredito que a contusão do seu joelho possa ser curada. Se houver tempo, me procure para estudarmos a respeito. Quanto ao outro texto referido, será que eu deixei de ler algum? Você recorda sobre qual texto foi o seu comentário? De qualquer forma você sempre me olhou com olhos bondosos. Acredito que no dia da Formatura da 2ª Cia, a 5ª Cia B fará uma demonstração da nossa Educação Física. Tudo acontecerá antes da Solenidade. Um dos objetivos é preencher o grande hiato existente entre o início da chegada dos convidados e a Solenidade propriamente dita. Um forte abraço, Simone, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, meu Aluno (a). A sua angústia quanto à mudança psicológica que está lhe assumindo, embora seja algo natural precisa de algum esforço para ser superada. Talvez seja este o seu verdadeiro treinamento. Uma das defesas mais eficazes é aumentar o seu sentimento de gratidão.Quem sabe também perguntar a Deus sobre o real propósito de sua presença entre nós. Ao contrário do que muitos pensam, a Profissão Policial Militar é uma das mais espiritualizadas. No nosso dia a dia trabalhamos com variados tipos de energias. Por certo Deus espera algo de Você. Quem sabe através da oração você não consegue se curar dos seus males que aliás são pequenos? Podemos, se preferir, conversar em viva voz.Um forte abraço. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. cel. faço parte da 5 ciaB. admiro muito o senhor, embora ainda eu nao consiga efetuar os exercicios com perfeiçao por nao ter uma vida paltada em exercicios fisicos, mais creio q até o final melhorarei muito e colherei os frutos. obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Talita! Obrigado pelo comentário. Certamente é muito maior e mais bondoso do que eu mereço. Conviver com Você e os demais Alunos da 2ª Cia foi motivador e gratificante. O meu sentimento está razoavelmente expresso no texto "E Assim Finalizamos" com o qual eu me despeço de Vocês. Eu devia ter sido mais sábio e aproveitado mais a felicidade da presença de todos.
    Talita, Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Aluno da 5ªCia B, boa noite! Obrigado pelo comentário. O período do nosso Curso é um bom espaço de tempo para a implantação de novos hábitos. Mesmo com as dificuldades de percurso que culminam na supressão de aulas preciosas, como é o caso da semana atual e da seguinte; alcançaremos nossos objetivos. Peço que realize algum treino com comedimento durante esses 6 dias sem a minha intervenção, para que o seu condicionamento não caia tanto. Construa o seu tira-a-prosa (aquela latinha com concreto e uma cordinha)para melhorar as repetições na barra fixa. Hoje fizemos, pela primeira vez, o percurso dos três morros, espero que tenha feito bem e gostado de fazê-lo.
    Um forte abraço. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Talita, boa noite! Obrigado mais uma vez por sua generosidade. De qualquer forma preciso lhe dizer que os olhos femininos estão mais próximos de Deus. Talvez, por esse motivo, o sentimento feminino conceda beleza a quem é direcionado e releve também os defeitos. Na realidade eu sou apenas um ser em movimento com um coração imenso, porém mal servido pelo semblante duro, pela voz rouca e modos meio assustadores. Acredito que eu seja como aqueles embrulhos que são sempre recusados em razão do papel roto que os cobrem. Poucos se aventuram a desembrulhá-lo. Não falo com arrogância, nem vaidade. Fique com Deus. Um terno e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  10. boa noite para o senhor coronel bom final de semana e segunda c deus quizer estaremos juntos para educaçao fisica no cefap

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Rogério! Se o nosso Pai nos permitir, teremos um Semana Maravilhosa.
    Fique co Deus.

    ResponderExcluir
  12. Caro mestre, sou aluno sou o aluno LOURO da 5ªcia bravo e vinhaa o criticando mentalmente pois os exercicios que nós alunos estava-mos realizando era meio fora dos normais praticados na vida paisana e muito repetitivos em todas as aulas, hoje vejo suas eficacias no meu corpo e no condicionamneto fisico. Fui muito bem no percuso que tivemos na quinta-feira dia 24/11 e hoje vejo que estamos evoluindo gradativamente sem muito sofrimento, também gostaria deixar comentado as maravilhas da meditação no final da aula, descobrir que nossa mente é capaz de fazer um alongamento muito mas eficiente que os tradicionias. um bom domingo e fique com DEUS

    ResponderExcluir
  13. Caro Aluno Louro, boa noite! É gratificante receber o seu comentário. A sua evolução dentro do programa é uma grande recompensa ao meu trabalho. Fico também feliz que tenha aproveitado o "alongamento indutivo". Espero repetir a prática e aprimorá-la cada vez mais. Acredito que posamos ainda evoluir muito.
    Gostaria que você e os demais companheiros lessem o último texto postado neste mês. O texto é "PEC 300".
    Fique com Deus! Tenha um maravilhoso fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Coronel Souza e Filho primeiramente gostaria de externa o imenso prazer que tenho em ser seu aluno pois faço parte da 5 cia b. Sei também da dificuldade que instruir esse grande efetivo de alunos mas gostaria de lembrar ao senhor que infelizmente as condiçoes que somos recebidos no CFAP é precaria. Ao ler sua mensagem sobre o olhar do senhor dos candidatos no CRSP lembre-me dessa minha fase e realmente a minha vontade de estar dentro do curso era grande mas sinceramente hj estou decepcionado. Tenho 3 mese de curso e sequer tenho uma cama para durmi (pois sou residente), inumeras vezes acaba o expediente e não temos agua para tomar banho, a refeiçao do rancho é precaria esse bichoforme acaba com a nossa motivação. não que isso seja uma desculpa mas isso pesa muito. Gostaria de agradecer pela compreenssão e que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  15. Caro Aluno, boa noite! Obrigado pelo comentário e por fazer do blog um veículo eficaz de comunicação entre nós. Numa visão simplificada, dentro de padrões aceitáveis, as faltas apontadas por suas observações são lamentáveis e constrangedoras. Que bom seria se na Existência Humana tudo corresse de forma ideal. O grande escritor Victor Hugo dizia que não devíamos criticar alguém sem antes calçar as suas sandálias. Por certo ele queria dizer que antes de firmar posições, deveríamos procurar conhecer as causas da situação. Sei que nesse mister você não teria condições nenhuma de averiguar. Desse modo, sem lhe desautorizar o direito de reclamar, vou tentar trazer alguma luz à questão. A questão alojamento razoável para os residentes já me foi apontada anteriormente. Segundo a Administração, há uma grande dificuldade de absorver todos os que desejam residir na Unidade. Em razão disso, regras foram estabelecidas para que aqueles que efetivamente residam em locais distantes sejam contemplados. Efetivamente, os quartéis não têm mais estruturas capazes de alojar todo o seu efetivo, principalmente o CFAP que está com um efetivo 3 a 4 vezes maior que a sua capacidade de operação ideal. A situação do Rancho e demais queixas, me parece ser decorrências da mesma circunstância.Caro Aluno, o CFAP tinha apenas espaço para três Companhias, mais quatro foram criadas e estão em plena atuação. De uma delas nós fazemos parte. Só que a estrutura de apoio não foi ampliada. O efetivo de apoio pouco cresceu. Na realidade foi um erro político capitaneado pelo Governador do Estado. Mas veja só, esse mesmo erro apontado por mim, foi o que provocou o seu Concurso e a sua convocação. Acredito que a partir de agora você não saiba mais julgar com clarividência o que é um bem do que seja um mal. Por esse e outros tantos motivos peço que procure calçar as sandálias do Comando, que não foi consultado, não pediu nem opinou, mas têm que gerenciar as dificuldades atuais para que o caos não se estabeleça. Talvez se você fizer algumas comparações com outros cursos, particulares e públicos, que não oferecem alimentação, ajuda de custo, etc... você possa entender que, apesar dos pesares, não tarda muito você estará formado e será um profissional com um plano de carreira. Não sei por que me veio à lembrança o episódio bíblico, da epopéia mosaica, quando o povo hebreu se rebelou contra Deus, alegando que não suportava mais comer maná do céu todos os dias. Isto em pleno deserto.
    Existe um outro aspecto tremendamente importante que muitas vezes passam ao largo de nossos olhos: precisamos ter expressão política. A esse respeito, peço que leia e comente o Texto do blog “PEC 300”. Depois faça novo comentário.
    Aluno, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Senhor.
    Somente hoje aprendi a postar aqui,por isso, o atraso na publicação do texto que havia lhe dito esta semana.

    Um abraço a até segunda.
    Fique com Deus.

    Tatiana MARQUES.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Tatiana! Fico muito feliz com a nossa comunicação. Na realidade eu já postei o seu texto. Acesse-o através do arquivo do blog. O seu texto é o primeiro trabalho publicado no mês de dezembro. Fique com Deus. Tenha um maravilhoso fim de semana.

    ResponderExcluir