domingo, 5 de junho de 2011

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

FELIZ DIA DOS NAMORADOS       


 “Feliz dias dos namorados!”. A expressão clara seria “Tenha um feliz dia dos namorados ou ainda, eu lhe desejo um feliz dia dos namorados.”Ao proferir esse desejo para alguém, olhe atenciosamente nos olhos, por certo alguns dardejarão faíscas de contentamento, outros olharão para baixo e mergulharão profundamente no túnel das lembranças e das recordações. Mas afinal que dia é esse que mesmo negando-se a sua coerência emocional balança e mobiliza tanta gente no mundo?
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes e continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day..
 Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
O conceito de amor romântico foi formulado após o final da Idade Média. Na Literatura nós encontramos a formulação do amor romântico nos romances “Tristão e Isolda” e “Romeu e Julieta”.
Apesar do conteúdo histórico, facilmente extraído de textos, a pergunta sobrevive. Afinal, o que é o amor? É possível que você saiba, ou pense que saiba. Talvez sua percepção seja capaz de iluminar, um pouco, esta imensa escuridão. Parece que o amor esteja sempre ligado a uma forma, a uma imagem. O Mestre nos ensinou a amar o semelhante como a nós mesmos. Complicado. O Ser Humano ainda não consegue amar o Planeta Terra, com todas as suas expressões de vida, que dirá o Universo... Há pessoas que não se amam. Falo isso pelo observar de suas vidas. Praticam o sedentarismo, a imobilidade e os vícios. Comem de mais, bebem de mais e dormem de menos. Acalentam a ira e a vingança como patrimônio e se aprisionam no passado. Praticam com língua afiada a maledicência. Há aqueles que não amam porque tem medo de se entregar. Não sendo mercadoria comprada em balcão, o amor não tem código de barras, selo ou certificado de garantia. Tudo o que o amor nos oferta é a oportunidade de viver a eterna busca de ser feliz. O nosso Vinícius nos legou seu imortal verso “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito, enquanto dure.” Machado de Assis em “A Carolina”, nos receita: “Apesar da humana lida, fez a nossa vida apetecida.” Fábio Jr, que já casou e morreu de amor várias vezes, em entrevista, declarou que só sabe viver amando. Que só sabe amar se entregando plenamente. Quando o amor termina, anda de banda e vive todas as dores da perda, até um novo amor surgir.
 O poeta Paulo Gustavo nos legou o belo soneto:
“Esquecer”
Se eu pudesse te esquecer, ah se eu pudesse!
Arrancar-te, de vez, do pensamento.
E aos céus imploro, numa ardente prece,
A suave e eterna paz do esquecimento.
Talvez que alguma calma assim me viesse,
A tanto desespero, ao meu tormento.
Mas a verdade é que ninguém se esquece,
De um grande amor, de um grande encantamento.
E se alguém te disser que se esqueceu,
Do amor que um dia no seu peito ardeu,
Não creias que jamais há de lembrar.
Pois quando o amor é como esse, assim profundo,
O mais que se consegue, neste mundo,
É poder recordá-lo sem chorar.
Fica este soneto para todos aqueles que estão amando, que já amaram ou que esperam amar.Também para aqueles que viram o amor fenecer, como a planta que vai secando. Também para aqueles que estão por amor ressentidos. O verdadeiro amor também pode ser o amor antigo que volta. Todos nós podemos amar muitas vezes e direcionarmos o nosso sentimento para várias coisas. Uma certeza do amor é que ele é doação. Se tivermos algum controle sobre o amor, é sobre o amor que sentimos. Jamais se tem qualquer controle sobre o amor de outrem. A possibilidade de amar é infinita. É possível amar pessoas e coisas, animais e plantas. Também determinados momentos e sítios da Natureza podem ser amados. Uma poesia, um livro ou uma atividade seja ela de qualquer natureza, recreativa, religiosa, laborativa, também são passivas de amor. Acredito que a Arte seja o resultado objetivo do exercício de amar. A Profissão Policial Militar exige de cada um uma dose grande de amor. Aqueles que não conseguem compreender esta premissa básica tornam-se insatisfeitos, amargurados e infelizes. São os que mais engrossam a fila dos hospitais.
A todos os iniciados que vivem em permanente estado de amor, FELIZ DIA DOS NAMORADOS. Para os meus amores, do passado, do presente e do futuro      Feliz             Dia      dos      Namorados.

2 comentários:

  1. Simone Poncio (2ª Cia)8 de junho de 2011 às 23:01

    Muito boa noite Coronel,

    como são belas as suas palavras. Antes de qualquer coisa, a colega Lorayne ja havia citado como o Senhor tem ótima coerencia no que escreve e eu, venho também te parabenizar com sua escrita. O seu texto é cativante, parece que estou ouvindo o Senhor falar. Quero muito um dia poder ter essa sabedoria que o Sr tem para poder transmitir meus conhecimentos a uma outra geração. A sua calma, energia, maneira de se comunicar me causa inveja - no bom sentido - pois sou muito agitada. Considero-o um sábio.

    Quanto a este lindo texto, tenho apenas que complementar com as belas palavras do maoir de todos os sábios que foi nosso Senhor Jesus Cristo, que em Corintios 13 diz que "ainda que se fale a lingua dos homens e dos anjos sem AMOR, nada adiantrá"... É só o amor que é capaz de mover todo o Universo. E infelizmente, assim como o Sr disse, como oferecer amor se nem mesmo estamos nos amando? Muitos querem oferecer, porém vivem na mentira, na discórdia,na bagunça...

    Quanto a nossa profissão, seja ela qual for, deve ser vestida a camisa e lutar por ela até o fim...Isso é ter amor...Aproveitando a brecha para apenas deixar em aberto a luta dos companheiros militares do CBMRJ, que apesar de terem seus erros em determinadas atitudes, eu Simone, acredito que quem ama a profissão luta por ela ate o fim e nunca a abandona, mesmo em péssimas situaçoes. Se nosso governador tivesse um pouquinho mais de amor, compaixao e respeito, passaria a olhar a dificuldade que esses militares veem enfrentando. Na Assembleia Legislativa não precisa haver invasões para se aumentar o salário. Este ocorre de forma bem rápida e com um percentual fora do comum. É triste dizer isso, mas resumo este fato assim: Isto é o Brasil!!!Uma vergonha!!!


    Quanto ao Dia de São Valentim -eu amo esse termo, mais que o nosso famoso Dia dos Namorados, acho mais romantico- deve ser celebrado com muito amor entre os namorados!!!Os namorados da natureza, da amizade, da profissão, do companheiro...os amores do passados, ah que coisa boa de ser lembrado, pois somente lembramos dos melhores momentos que juntos passamos. Chorar realmente não se faz necessário, mas um belo sorriso no rosto é muito mais gostoso. Como é bom fechar os nossos olhos no silencio e pensar nesses belos momentos...

    Que este 12 de junho seja em nossas vidas mais uma data em que possamos fazer cultivar dentro de cada um, a importancia do simples gesto de AMAR!!!


    Feliz Dia de São Valentim!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Simone! Obrigado por sua participação e por suas palavras ternas.Com certeza muito além do que eu sou. Mas é fortuito confessar que é bom ouvir e ler você. É gratificante projetar você no futuro. Na realidade os mananciais de sabedoria estão disponíveis em variados lugares e circunstâncias da humana lida.O princípio da sabedoria é admitir que pouco ou nada sabemos. O antológico Rui Barbosa nos dizia assim: "Para não arrefecerdes imaginai que, por muito que tenhais aprendido, muito pouco tereis chegado a saber." Simone, só no campo das boas letras eu já invejo tanta gente. Por exemplo: Machado de assis, Morris West, Fernando Pessoa... Penso que a maior sabedoria é amar a Deus. Não é possível amar a Deus sem amar as pessoas, os animais, as plantas, a natureza como um todo... Feliz Dia dos Namorados, Simone.

    ResponderExcluir