quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma visão leiga que vale a pena ser lida



Estou postando este texto dessa forma porque não achei por bem fragmentá-lo. As limitações do Blog não permitem a ultrapassagem de um determinado número de caracteres.Na realidade ele é um Comentário de Teresa ao texto "O Ser Policial".

Mauro,

Se você considera útil! Fico até surpresa pois sou leiga na área, embora, modestia a parte, sou boa observadora.
 Pode postar.

um abraço
Teresa
 

Em 24/05/2011 20:29, Mauro Silva escreveu:
Olá, Teresa! Olhe, valeu a pena esperar. Você escreveu o comentário mais lógico, amplo e profundo que eu podia ansiar. É uma pena privar os demais freqüentadores do Blog de sua opinião. Peço sua permissão para postar a sua intervenção, encarecidamente. Por favor não me negue o pedido. Aguardo sua comunicação.
Um forte e carinhoso abraço. Muito obrigado.
Mauro


De: teresadl
Para: Mauro Silva
Enviadas: Segunda-feira, 23 de Maio de 2011 22:27:54
Assunto: Re: Res: novo e-mail
Olá Mauro.
Finalmente estou respondendo.
Li com interesse o texto postado por você,  grande amigo e exemplar cidadão. Só porque foi postado por você.  Confesso que o meio militar não me atrai.

Se bem que não tenha nenhum mérito em falar sobre o assunto, quanto mais diretamente no blog, nem talento para colocar em palavras o que “brotou” nos meus pensamentos - verdade seja dita - ,  tentarei algumas considerações sobre a questão, numa conversa de mim talvez para mim mesma.. .já que você tem toda a vivência da situação da Polícia e eu sou mera expectadora, certamente tendo pouco o que contribuir .
Não lhe darei o trabalho de responder pelo blog ao que considero comentários inconsistentes, diante do que andei lendo. Não tenho suficiente vivencia e informação sobre o meio e o assunto.

Minha experiência de vida e profissional, na área das ciências humanas foi pautada no contato direto com a população e deixei de me interessar em alçar vôos, em conquistar cargos, e acabar desistindo ou me “prostituindo” pelo poder como vi colegas fazendo.

Não só o policial, mas o professor, o motorista, o deputado, o servidor judiciário... todos serão mais bem formados quando a sociedade for melhor. Você disse isso. Não há  meio de se querer que a formação do profissional supra por si só ou esteja “descontaminada” dos princípios morais e éticos do contexto em que se encontra.

Isso atinge desde o comandante geral até o pré-candidato a policial. Não adianta achar que as coisas podem mudar, se aqueles que receberam o poder,  são reflexo daqueles que os colocaram lá.

Ao que me parece, bons profissionais, honestos e capazes, têm invariavelmente uma base de formação como pessoa, ou uma base sólida familiar, ética. Dificilmente, no entanto, conseguem chegar aos postos-chave...essa é a realidade. Quando chegam, ou não conseguem se impor...ou se contaminam...ou desistem!

Não estou certa que  haja formas de tentar romper com essa dependência. Acho que a mudança profunda terá que vir bem lá do fundo. Aquele rompimento  que já se desenhou lá em cima...

Bem, vejamos: no caso do policial, quando inicia sua formação, está saindo da adolescência e inicia a fase  adulta. Considerando que ainda esteja amealhando experiências que resultarão na sedimentação  de seu caráter, com  um severo, continuo e responsável investimento  na preparação do profissional, se for o caso evidentemente, acredito que tenha condições de “romper” com sua base de formação e tornar-se antes de tudo, cidadão melhor. Porem, lá na frente, se não for digno, torna a ser contaminado! Li algo no blog, que comumente se diz: esqueça a teoria...esqueça o bla-bla-bla... esqueça o que aprendeu. Isso é comum.  Muitas vezes por uma questão de sobrevivência no grupo, o meio fraco (ou meio forte), cai!

Mas será que não há soluções? Existem grupos mesmo minoritários dentro da organização que são fundamentais e que podem conduzir boas estratégias, fazendo um trabalho “ de formiga”.
Acho que a área que lida com recursos humanos é uma delas. O problema é que ultimamente, terceirizam esses postos fundamentais ou não dão a devida importância a esse trabalho e a instituição acaba perdendo a identidade!
Isso é encomendado...por quem quer que as coisas fiquem do jeito que estão.
Na verdade não tenho idéia de  como é isso na Polícia.

As coisas têm que acontecer de alguma forma, mesmo no contexto adverso..
Nesse caminho, seria  importante a fase da seleção . A criteriosa seleção do perfil psicológico que se identifique com a função e também a existência de um  mínimo de qualidades no que se refere às questões de cidadania e comportamento social: isso seria o mínimo para descartar os meio-fracos...não? Que seleção tem sido feita? Quem faz? Tem se dado a devida importância a essa fase? Será que há candidatos que atendam ao perfil do policial ideal???  Ao que parece, a propria instituição nao conhece o perfil que deseja...  Com essa imagem da policia, talvez os bons candidatos não se apresentem...

Faço-me mais perguntas... Qual será a motivação real desses quase adolescentes que  prestam concurso atualmente? Que imagem da Polícia esses candidatos têm? Será que existe algum estudo sobre isso?
Existe alguma estratégia de acompanhamento (de profissionais que não são os formadores) desses iniciantes?

Além da questão da seleção, da formação consistente, um sistema de compensação e ascensão, é fundamental, desde que realizados de forma efetiva, respeitando a responsabilidade e risco, decorrentes da função.  Por outro lado, da mesma forma,  sou favorável à punição exemplar dos casos reversos.  Tem-se dúvidas de que isso é conduzido de forma severa, imparcial, impessoal...
Ocorre que o que se observa, daqui de fora, é uma imensa insatisfação dos integrantes...Vê-se uma montanha de justificativas pelos erros... Percebe-se que a auto-imagem também é muito ruim... e atitudes de corporativismo,  e muito pouca valorização do bom policial, das “boas praticas”. A impressão que tenho é que interessa manter o policial mal selecionado, mal formado e mal remunerado, sei lá...o porquê disso???

Em resumo, penso que não sejam inócuas, todas as tentativas  de aperfeiçoar o  grupo profissional, mesmo nesse contexto. Porem, fundamental é investir na sedimentação de valores no âmbito da família e na educação básica, não só para ter bons policiais, claro. Seria tão bom que a “parte boa” da  instituição Polícia pudesse colaborar mais efetivamente nesse ponto!

Torço para que os jovens ou melhor, as novas gerações, desejem uma grande mudança na situação do planeta como um todo e que não seja sequer necessário discutir esse assunto... Espero que quanto mais se avizinhe o caos, mais pessoas se conscientizem para a salvação.

Vai chegar a hora em que só haverá um caminho ou o nada.

Dou-lhe parabéns pela decisão (corajosa) de iniciar o blog. Espero sinceramente que possa provocar muitas reflexões e boas atitudes!

Seu tempo é precioso e já abusei.
Abraços
Teresa

2 comentários:

  1. Acho que a dúvida dela é algo compartilhado por uma pequena parte da sociedade que tenta se despir um pouco do preconceito quantos aos policias e se questionam a real situação da coisa. A Polícia Miliar é uma instituição que ensina muitos valores sociais que faltam na educação básica, claro que se o Polical vai aplicar ou não em seu dia a dia é algo que o comando não pode garantir, mas se tem algo que eu posso garantir é que é ensinado pois estou no curso de formação de soldados e tenho me emocionado a cada dia com palestras e conversas com alguns oficiais que mantiveram a minha idéia de que é possivel um futuro melhor para a Polícia Militar, formar policias com honra é feito sempre mas é a pouca estrutura pessoal que corrompe o mesmo. Acredito que muito se faria para mudar o quadro se ocorrese o tal ajuste salarial pretendido pela classe com a Pec300 pois a corrupção pequena de um "trocadinho" para livrar seu carro em uma blitz iria acabar, eu imagino que nenhum policial gosta de se corromper pois em seu intimo ele é homem e homem tem orgulho de sua honra ...

    Hoje após ver tantos exemplos de gente inteligente e com vontade de mudar esse quadro eu só tenho um desejo, acabar o curso de formação de soldados que fiz sem nenhum demérito e passar no concurso para oficias da Policia Militar, quero ajudar com o que eu puder, meu falecido pai foi membro da comporação em um tempo romântico da profissão, era meu exemplo de ser humano com valores intocáveis, meu irmão é membrio da ativa, meu sobrinho é membro da ativa e hoje eu faço parte deste linda corporação. Como mencionei meu pai é falicido e perdi meu espelho de valor e moral, mas ao entrar para a Policia Militar encontrei tantos outros que me fazem acreditar todo dia que é possivel uma mudança.

    Estou acabando o Curso de Direito e estou no curso de formação de soldados, o que poderia gerar muito desconforto pessoal quanto ao "status social" de ser um advogado, mas tenho a atividade Polical no sangue a amo a Policia Militar e quero muito contribuir para mudar o rumo da história da mesma.

    Com o mesmo intento que eu tem muitos e assim que se começa a mudança, com vontade. Esse é o desejo do comando e da tropa isso eu garanto ...

    Ao criador do blog : Suas palavras ontem me emocionaram quando o Senhor foi ao pátio da 1º Cia e teceu algumas palavras e divulgou o blog, essa postura do comando de mandar exemplos como pessoa e profissonal conversar com os formandos é mmuito eficaz, tenho visto colegas de curso que tem pouca base familiar e que teriam tudo para ter a mente fraca para se negar a corrupção se encherem de orgulho do que farão, e isso tem se dado graças a palavras sábias de "gente" que vai lá e demostra orgulho do que faz, assim foi com suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, meu caro colaborador! É muito gratificante receber o seu comentário, principalmente que ele contém a sua verdade bem consubstanciada na sua escolha pela Polícia Militar, e a crença sólida de ter escolhido bem. Quando o Ser Humano chega a esse nível de convicção, torna-se superior e com os anticorpos necessários a sua proteção. Mesmo assim precisamos saber receber as críticas com humildade e serenidade. O Ser que tem energia para, pelo menos, reclamar, sem o saber também se torna passível de ser reorganizado em sua percepção. Na Natureza também acontece assim. Se uma trepadeira tem a luz do sol negada, ela se precipitará em busca do que lhe é essencial. Expedirá gavinhas para se sustentar e expandirá seus ramos apressadamente, mesmo que tenha que se desenvolver em direção oposta ao seu objetivo. Os críticos se demonstram com sinceridade. Ruins são os indiferentes, estes não são indiferentes, costumam trabalhar em surdina para a destruição. As críticas, mesmo dos cínicos devem ser recebidas com impassividade. Alguém já disse que os cínicos são as pessoas mais sérias que existem. Tenho dúvidas, mas aprendi a escutá-los serenamente. Estou muito feliz com o seu comentário. Esperei muito até que alguém se revelasse e repudiasse ou concordasse com o conteúdo postado. Não sei se seu tempo permitiu ler os outros textos. Eu gostaria muito de ter outros comentários seus e de outras pessoas do seu convívio. A alma do blog é o estabelecimento as vezes da harmonia, as vezes do contraditório. Tudo deve acontecer no campo livre das idéias, tranqüilamente. Muito obrigado por sua referencia a minha pessoa. Lembranças respeitosas a toda sua Família e aos seus Antepassados, em memória de Seu Pai.

    ResponderExcluir