sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nem tudo são Flores (O Tempo transformará)

NEM TUDO SÃO FLORES
                        (O Tempo transformará)

Nem tudo são flores. Também se fosse que chatice seria a vida. No entanto, a bem da verdade, dos nossos espinhos, grande parte podia ter sido transformada em espinhozinhos.
O que terá feito dos nossos males, gigantes? Terá sido o nosso despreparo e pequenez psicológica? Nisso eu não acredito e “tenho dito”. Acho que somos pessoas normais, apesar da época. Dizem que vivemos tempos malucos. Mas de quem é a loucura, é da época ou das pessoas? A História faz a História ou o homem a faz? É muito provável que tenha sido a vaidade e a ganância somadas à loucura dessa gente, que tenham concorrido para um desfecho pequeno e diminuído, quando poderia ter sido grandioso e feliz.
Sem ter recebido a delegação, tenho que pedir perdão a todos os integrantes da 5ª Cia B, por tudo de ruim que lhes aconteceu. Tendo tanto para fazer, tendo os meios e a oportunidade, vimos o nosso tempo ser jogado no ralo do desperdício. Fomos obrigados a ouvir em silêncio muitas bobagens. Peço a todos que selecionem o que ouviram e vivenciaram. Levem só na bagagem o que realmente for bom. É importante lhes dizer que a PMERJ não é a opinião de uma pessoa apenas, nem a sua conduta é o espelho da Corporação.
 Diz o anedótico que tudo é passageiro, menos o motorista e o trocador. Na verdade todos havemos de passar, é a Lei. Muitos arrogantes e oportunistas de hoje serão humilhados amanhã. Qualquer Ser Humano perde sua humanidade quando abdica da verdade, despreza a honestidade e não concede relevância, a sinceridade e a lealdade. Estes costumam também usar sem critério o nome de Deus.
Todas a missões e funções que recebemos e executamos nos são dadas como testes divinos.
Pela visão espiritualistas sou obrigado a entender que tudo o que vivemos nos foi concedido por Deus. O que Deus quis nos dizer com todos esses absurdos?
Enquanto lhes escrevo chove compassivamente e um canto de sabiá me chega aos ouvidos. Vou aproveitar esse toque bucólico e envolvente e enveredar na ternura e na gratidão. A ternura retrospectiva de termos vivido por breve tempo, no mesmo espaço, no mesmo anseio e na mesma fé. Certamente por longo tempo as alamedas, os campos, as quadras e os morros da Invernada dos Afonsos se lembrarão de nós. Quem sabe por algum tempo, quando o suor do trabalho escorrer no pescoço, no dia a dia do guerreiro e da guerreira, a memória vivaz não reproduzirá a voz cavernosa: “Cruzar os braços sobre o abdômen!” Tendo tudo se tornado anedótico, humorístico e distante. No transcorrer dos anos sentiremos saudade. Muitas coisas ruins se tornarão leves e antológicas. O tempo é como água no sabão, diz a sabedoria popular.
Obrigado a todos pela oportunidade da convivência e juventude. Tentei ter “a mesma idade de vocês”, lembram-se da inicial afirmação?
Sem dúvida que não teria como abraçar um por um e proferir uma palavra terna que fosse. Também não seria correto atrapalhar o momento familiar. Por isso faço dessas palavras a minha maneira singela de lhes desejar Felicidades na Nobre Missão. Perguntem sempre, todo dia: O que Deus espera de mim? O que Deus quer me mostrar com o que aconteceu?
Esse mesmo Deus que tem a força de unir, tem, também, a de dispersar. Festejemos, então, a presença. A ausência, toda a ausência é futura e certa. O tempo é de Deus. A presença, portanto, é uma permissão divina, nos alegremos.
Parabéns! Felicidades!!! 

6 comentários:

  1. Olá caro amigo!
    Como é bom ler tantas palavras bonitas e edificantes, apesar de saber que se refere a mais uma primavera que se foi em sua vida... Vida esta abdicada e altruísta, que muitas vezes tanto encheu minhas manhãs de felicidade e nobreza. Como é bom perceber todo esse amor que expressas a tudo que faz, geralmente estás sempre a refletir muita luz e muita paz.
    • Hoje passei para dar uma espiada em seu blog, como sempre me despeço de nosso querido espaço, com o coração cheio de alegria e felicidade.
    Obrigada por existir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane! Não sei bem porque, as suas palavras me trazem à memória um verso de uma poesia que diz "... são meus olhos que à distância velam por você..." Com certeza são os nossos sentimentos que talvez como singelas lamparinas impedem que nos percamos de vista.Obrigado por suas palavras ternas e pacificadoras de amiga bondosa e vigilante. "Eu carrego Você sempre em meu coração..."- Assim diz o poeta. Por isso nunca estou sozinho. Obrigado pelo comentário.Tenha uma boa noite e uma semana maravilhosa.

      Excluir
  2. Muito obrigado Cel Souza e Silva, pela paciência que o senhor teve com todos e pelos seus ensinamentos.
    Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu Aluno, Amigo! Obrigado pelo comentário. Na realidade quem mais deve agradecer sou eu. Como me esforço fazer das nossas aulas uma oração ou culto de louvor a Deus, suponho que tenhamos congregado na mesma fé e no mesmo cântico.Por isso devo agradecer muito a todos pela oportunidade de ter dado continuidade ao meu treinamento como profissional e como pessoa. Muito aprendi com todos vocês. Estou na idade de me exercitar com as ferramentas da conquista, da persuasão, da motivação e outras ferramentas que são mais sutis que as materiais. Tudo valeu. Obrigado.

      Excluir
  3. Francis Lene Cardoso10 de junho de 2012 às 16:53

    Olá Cel Souza e Silva, obrigado pela lembrança e palavras de carinho, é verdade que fomos prejudicados em nosso tempo mas, tenho certeza que mesmo assim o senhor conseguiu nos ensinar muito com suas palavras, suas técnicas, as experiências vividas que algumas vezes compartilhou, a persistência e paciência que teve com a Cia, enfim todo seu empenho empregado em nossa formação. Quanto a saudade é fato, sentiremos até do que na ocasião não nos pareceu agradável, e esta saudade aumentará a medida que o tempo passar e percebemos a distância dos tempos na Velha Invernada. Mais uma vez meus sinceros agradecimentos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francis Lene Cardoso, boa noite. Muito me alegra ler o seu comentário, não somente pela amenidade de suas palavras. Ultimamente, distanciado fisicamente do CFAP, o nosso blog não tem sido muito visitado nem os seus textos comentados, o que torna a sua intervenção mais gratificante. Espero que você esteja feliz. Quanto as referências a minha pessoa, por certo seus olhos são mais bondosos do que mereço. Peço que perdoe meus erros, exageros e presunções. Contudo, agradeço sinceramente a Deus por sua visão sobre mim. Um dia eu serei apenas uma lembrança. Festejemos a Vida. Um forte e carinhoso abraço.

      Excluir