domingo, 9 de outubro de 2011

E ASSIM FINALIZAMOS

E ASSIM FINALIZAMOS
 (Uma despedida, quase canção)


A expressão acima valeria como um ponto final. Graficamente, no entanto, os pontos fecham as orações e completam as idéias, mas não suspendem ou finalizam a vida que é composta de vários acentos. Alguns são leves, só para respirar, outros são ásperos e tônicos que balançam e desequilibram a própria existência. Mas que gosto teria a vida se não fosse as incertezas, o desafio e o medo, as alegrias e as tristezas, as chegadas e as partidas, a presença e as saudades?
Assim sendo nada é findo e tudo que vivemos foi lindo, teve o gosto de vida.
Se imaginarmos que se fosse possível montar artificialmente um teatro que congregasse as nossas existências, individualmente e inter-relacionadas, impregnadas das nossas relações familiares e sociais, dos nossos sonhos e frustrações, das nossas fraquezas e virtudes; rios de dinheiro precisariam ser gastos. Porque nessa montagem técnica, tudo que temos, próximo e distante, ou simplesmente sabemos da existência, teria que ser construído.
Só que não se faz necessário, o Criador nos dá de graça, no singelo e grandioso ato de nos conceder a vida. E ainda num gesto de amor reúne pessoas diversas, distintas no exterior, diferentes na linguagem, múltiplas no comportamento, no sentir e no perceber, para conviverem e treinar as virtudes que formarão a eterna bagagem.
Depois o mesmo Pai que nos reuniu sopra forte e nos dispersa pelos caminhos do tempo, em viagem sem fim, queiramos ou não. Algumas das muitas plantações que fizemos no plano das idéias ficarão materializadas nas raízes, no caule e nas folhas das árvores que fincamos no solo amigo da nossa Companhia. Deus fa-las-á florescer.
Muitas sementes do passado, adubadas pelo tempo só germinam lá no futuro e de modo tão sutil que parece terem caído das estrelas (quem sabe caíram...?).
 O tempo destrói e constrói crenças e certezas e adocica queixas e dores como as pedras e os morros são polidos pela erosão, na motricidade dos ventos, das chuvas, do calor e do frio. . .
         Acho que chegou o momento de pedir perdão. Humildemente peço perdão a todos os meus alunos pelos erros cometidos.
Que ironia, meu Deus! Quantas vezes tinha grande amor no coração e deixei me contaminar pela ira, tinha uma mensagem suave na mente e minha boca verbalizou grosseiramente... Hoje que já estamos falando sobre o passado, afirmo com humilde emoção, muitas coisas eu faria diferente. Perdão!
Mesmo assim continuaremos, desconhecidos jamais seremos. No meu sentimento haverá sempre um espaço imenso onde todos Vocês poderão sorrir e chorar.
O saber ouvir suplanta a eloqüência.
Oro a Deus que lhes conceda as experiências necessárias ao treinamento individual que possam lapidar o corpo, a mente e o espírito e lhes conduzir no caminho do bem.
O verdadeiro Policial é um Salvador. Tal como o cisne, mesmo que nade em águas turvas, mantém a pureza de suas vestes e do interior.
 O passado nos amadurece, mas é o presente que nos projeta para o futuro, a posteridade.
FELICIDADES!!!

“Para onde fores, mil provações divinas te aguardam, superando-as, resplandecerás como um espírito inabalável”
                                     (Livro de Orações do Yokoshi)

10 comentários:

  1. Saber a incalculável matemática da vida é algo quase impossível, porém descobrir que a vida presente é muitas vezes a lógica para o nosso amanhã, nos surpreende. “Assim foi com a gente”. Estaremos longe, porém sempre perto... Vivos em nossas lembranças.

    Ter-lhe conhecido para mim, com certeza me faz refletir essa matemática e essa lógica, tão difícil que são os nossos dias, a vida e tudo que estamos a construir. Vários caminhos a serem escolhidos, certezas e incertezas, paradoxo de tudo que já imaginei viver.

    Poder aprender, ouvir e acolher dentro do coração a sua humilde voz, repletas de conselhos, me fez ver o quando tudo muitas vezes pode ser especial, pois em momentos tão complexos encontrei alguém que jamais pensei ser acessível a minha pequenez... Ouvir palavras de carinho, respeito e amizade.

    ** O Sr. Plantou diversas sementinhas em nossos corações, com certeza elas um dia irão crescer e florescer. Daremos ao nosso próximo os bons exemplos que Sr. nos transmitiu.

    Ao conhecer-lo pude lembrar-me de tantas pessoas que amei e que vida se encarregou de levar, e assim vi que Deus estava ali também a me mostrar através do Sr. que eu não estava sozinha, e que somos instrumentos de luz quando muitas vezes nem imaginamos. Obrigada por tudo!

    Um grande abraço de sua eterna aluna Daiane - 2º Cia!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querido amigo, que já faz falta em nossa Cia. Só vejo o Sr agora correndo pelo CFAP e nem podemos nos falar. Mas tudo na vida é assim, o ensinamento não pode parar. A etapa na 2ª Cia foi cumprida e outros alunos precisam também receber seus ensinamentos.

    Querido Mauro, não se preocupe com certas palavras ditas em certos momentos a nós alunos. O arrependimento é válido, porém certas vezes se faz necessário utilizá-las. mas pode crer que as que ficarão gravadas em nossa memória são as de SABEDORIA que o Sr pode nos transmitir...Alguns puderam absorver mais que outros ainda...

    Que sua luta pela formção de policiais SALVADORES seja de grande vitória. Pode ter certeza que muitos de nós sairemos daqui com essa semente implementada em nossos corações e com certeza darão muitos bons frutos.

    Obrigada pelo carinho, pela atenção, pelo grande profissional que fostes durante esta etapa de nossa vida...É no início de nossa carreira que devemos ter algo ou alguém em mente para dai seguirmos. E tenho certeza que o Sr servirá de exemplo pra muitos de nós. Inclusive eu. Essa sua disciplina pela busca insensante de um equilibrio corporal -mente, espírito, alma e corpo- me deixa contagiante, me incentivando a alcançar estes ideais em minha vida.

    Hoje o vejo como um sábio. Já havia dito isto antes. Ter conhecimento é uma coisa. Ser sábio é saber lidar e utilizar esses conhecimentos. parabenizo ao Sr novamente pelos ensinamentos a nós transmitidos.

    Que a amizade que um dia começou aí no CFAP nunca termine. E que a paz nos acompanhe sempre. Que Cristo Jesus o abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. “Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Lucas 8. 5 – 11)

    Creio, sinceramente, que Deus nos criou com um propósito e que onde estamos ou com quem nos relacionamos é algo provido por Ele. Nada é por acaso. Nessa jornada cada um faz a sua escolha, planta e colhe o fruto de seu trabalho. Assim, cada um de nós lança a sua semente, uns semente boa, outros semente ruim. Além do solo em que cada semente se desenvolverá. E deste modo, um dia quando nos apresentarmos diante de Deus, receberemos a justa recompensa daquilo que fizemos ou nos omitimos em fazer, tanto de ações quanto de omissões.

    Nossa vida terrena é apenas uma jornada que decidirá realmente se viveremos ou morreremos! Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu filho primogênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

    Um grande abraço a todos,
    é sempre um prazer estar com vocês!
    Obrigado por tudo, Cel!

    HONRA, SEMPRE!

    ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, queridos Amigos, Daiane, Simone e Albuquerque!Sinto grandemente a falta de vocês e de outros integrantes da Cia. No entanto vocês foram os únicos que teceram um comentário. Claro que as palavras bondosas muito me animam.São muito mais do que a minha pequenez suporta.Mas eu gostaria de merecer vários comentários, mesmo os contrários. O contraditório também é enriquecedor, quando é sincero, pois expressa um ângulo de visão.Quanto à Nova Cia, estamos no período de reconhecimento. Acredito que não venha a ter as mesmas dificuldades da Segunda Cia, mas outras acontecerão. Não gostaria de falar sobre saudade, mas de saudade falando, desnecessário confessar o tamanho do meu sentimento. Embora ultimamente distanciados pelas circunstâncias, meus olhos têm lhes alcançados continuadamente. Ficou conbinado para a próxima Terça-Feira, dia Primeiro de Novembro, o plantio de nossas mudas de árvores. Por favor comunique aos outros Guerreiros (as). Fiquem com Deus. Finalizando como Albuquerque prefere: "HONRA SEMPRE"!

    ResponderExcluir
  5. Certo. O senhor irá até a 2ª Cia para fazermos o plantiu? Um grande abraço. Quanto ao Honra,Sempre! Aprendi com o senhor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Albuquerque! Sim, eu irei à Cia, após concluir a minha aula. Levarei algumas mudas de árvores ornamentais perenes. Se outros alunos quiserem levaR mudas com outras características, com disposição de plantá-las, será ótimo. Divulgue, por favor! Um forte abraço! HONRA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  7. Nós é que devemos agradecer ao Sr. por ter estado conosco em um momento marcante e importante em nossas vidas. Com o Sr. , aprendemos a olhar o universo de forma diferente e mesmo se estivermos tristes, nos alegrarmos com a beleza desse universo que o Sr. nos ajudou a apreciar. Deus lhe abençoe sempre e que eu e meus amigos que o amam e admiram possamos ter o privilégio de sua companhia por outras vezes. Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Priscila! Lendo o seu comentário é como se estivesse lhe vendo e ouvindo falar com o seu jeito muito característico, doce e objetivo. Obrigado por suas ternas referências a minha pessoa. É por certo muito mais do que eu poderia ansiar. "Entre a partida e a chegada eu sempre preferi a Estrada. As estradas, como os rios têm vida e movimento, são tolerantes e solidárias. São sábias e capazes de ouvir em silêncio os segredos de todos os caminhantes..."
    Perdoe a divagação. Que o Nosso Pai possa sempre nos iluminar. Conto com a sua oração.
    Um forte e carinhoso abraço.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Sr. nós é que teremos uma eterna dívida. obrigado por tudo!
    Desculpe-nos por alguns que não tiveram maturidade para enxergar que sua disciplina não era apenas física, mas tratava do nosso EU e não se comportavam. Mas a vida é assim, como disse o companheiro acima, realmente algumas sementes não caem em bom terreno. Não desanime, que a 5ª Cia possa saber com o quanto é honroso para nós alunos ter o Sr como instrutor, ao ver nossos erros, saber que tu és mais que isso, é um exemplo, um sábio e um carinhoso amigo!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Talita! Não sei se Você recorda. Durante as nossas aulas, um dia eu falei que vocês eram a minha matéria-prima. E mencionei que tal como o artista no ato de criar a sua Obra de Arte, se esforça, transpira, discorda, refaz; em fim, vive todas as dificuldades da criação; assim também era a nossa relação. Mas, depois do trabalho completado e a obra totalmente pronta, nela não deve estar presente nenhum detalhe do sacrifício da criação. Você e os demais Alunos, hoje, são minha Obra de Arte. Se Deus permitir contemplarei por alguns anos. Toda Obra de Arte é para a Posteridade e sendo Arte é natural ser mais longeva que o seu criador.
    Fique com Deus. Há uma gratificante ternura em meu coração.

    ResponderExcluir