sábado, 16 de abril de 2011

O Ser Policial



Quero acreditar que a função policial seja tão antiga quanto a Humanidade. Muito antes do homem se fixar a terra e construir povoações, a necessidade de tornar claro alguns limites dentro dos grupos de origem comum, já se fazia sentir. Penso que a expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a conseqüente herança de todos nós de ganhar a vida com o suor do próprio rosto, tenha sido um ato de polícia ou conseqüência de um ato de polícia.
Depois veio Moisés e a epopéia judaica narrada pela Bíblia. A fuga do cativeiro dourado da casa de Faraó e o futuro incerto deserto a dentro. Será que o episódio contém o poder de polícia?
Quando foi negada a Moisés a permissão de entrar no Canaã, por ter ele falhado na missão de conduzir o Povo, parece ter ficado bem delineado o nível de responsabilização a que todo o policial está exposto.
Apesar de tudo, ainda se vê nas estradas da vida, nos dias atuais, policiais displicentes, inconscientes e inconseqüentes.
Ao contrário do que muitos pensam, vibram e agem, a missão maior do policial não é a de prender, ferir ou matar. A missão principal é a de servir, proteger e salvar, orientar, liderar e conduzir. Um dia, face à evolução do ser humano, os crimes, os primários, principalmente, decorrentes da barbárie humana,  arrefecerão. Já os flagelos decorrentes do descontrole da Natureza se agigantarão. Quem será que traz em sua figura fardada alguma esperança para aquele que sofre, sem ter uma direção, se não o policial militar? Foi para o legionário romano, o policial militar da época de Cristo, que ao ser perguntado, o Mestre falou: “Não levanteis falso testemunho e vos contenteis com vosso soldo”. Será que a essência desse ensinamento seria pertinente nos dias de hoje?
A Sociedade ainda não desenhou o perfil do cidadão ideal. O que se vê e se ouve são argumentos bem construídos por palavras vazias. A Mídia fala em liberdade, mas coloniza as mentes infantis com padrões distorcidos de liberdade. Fala em moralidade, mas é imoral, prega a tolerância, mas engorda os bolsos com a vulgarização da violência. Fala em direitos da criança e defende o estado criança, mas contamina a infância e antecipa o erotismo e o prazer, roubando a ingenuidade. Hoje nós não temos meninas, vivendo suas meninices. Temos pequenas mocinhas, com vestuários de moças, com preocupações e trejeitos de moças.
A Mídia como interlocutora da sociedade, quer um policial diferente. Mas será que o recrutamento é em Marte? Quer um policial dentro da Lei, mas o que vende é um produto totalmente violento. O que diverte as crianças nas Lan Houses da vida se não a violência? Reformulações tem sido feitas nos conteúdos programáticos dos Centros de Formações, mas o arcabouço é antigo e precisa ser melhorado. Claro que as matérias formais não podem ser abandonadas. Ainda há espaço para as aulas de armamento e tiro. Os Snipers precisam existir para desferir o seu tiro certeiro e salvar o ameaçado, o agredido e fornecer material jornalístico por muito tempo para os jornais que prolongarão por vários dias o mau cheiro. Os jornais vivem de carniça.
Outros valores precisam ser incutidos no Soldado. Será que diante de um ciclone e sua esteira de devastação, um revólver, uma pistola, um fuzil ou canhão teria algum valor? Será que diante de uma catástrofe radioativa de um reator nuclear enlouquecido, as irradiações nocivas, ao sabor dos ventos se subordinariam às autoridades? Na realidade a Natureza revoltada não conhece divisão política nem governos.
Cada vez mais se torna importante a formação como pessoa. É essa dita formação que faz toda a diferença. Os trinta e dois japoneses, profissionais do Complexo Nuclear de Fukushima, provavelmente doaram a continuidade de suas vidas ao permanecerem na Usina, a fim de tentarem controlar as emissões radioativas.
Quero acreditar que o melhor perfil policial para os dias de hoje seja o do Policial Salvador.
O que seria fundamental para que um policial militar se torne um salvador?
Pode ser que sua percepção e opinião seja diversa da expressa no texto. Isso não chega a ser um problema. Na realidade o contraditório quando estabelecido de forma racional e inteligente, traz a Luz.
OPINE!!!!!!! 

98 comentários:

  1. Al Cfsd F. Gomes 7pel 4CIA A20 de abril de 2011 às 00:26

    Senhor primeiramente gostaria de agradecer individualmente ao seu esforço em tentar fazer que eu e com certeza toda a CIA obtenhamos resultados positivos. Graças as suas dicas estou conseguindo uma melhor condição fisica e mental. Vejo uma grande preocupação da sua parte para conosco o que muito raro. O senhor nos impulsiona a ser cada dia melhores. Quanto ao blog é somente mais uma demonstraçao de como o senhor se importa com os nossos anseios, e tenho a audácia de parabenizá-lo por esta iniciativa. Mas uma vez agradeço muito ao senhor pelos ensinamentos.
    Al Cfsd F. Gomes 7pel 4CIA "A"

    ResponderExcluir
  2. al cfsd abud
    Boa tarde coronel . fico orgulhoso por ter na nossa policia um policial exemplo como o senhor que acredita nos mais basicos principios de como ser um policial , porem , com todo respeito coronel , acho que o senhor deveria tratar com mais carinho os policiais durante a educação fisica pois , faço a atividade física com o senhor tds os dias e tenho melhorado muito , contudo vejo que o trato do senhor para com alguns distancia muito sua relação com a tropa , falo isso pois sou o exemplo disso .
    Sem duvidas o senhor é um ícone na nossa histórica policia e concerteza forjara muitos policiais da salvação , policiais cidadãos , sendo para forjar policiais cidadãos é necessário que o senhor nos trate como um cidadão . Falo isso pois as vezes nós nos machucamos e não conseguindo correr bem ou praticar a ginastica com vivacidade e o senhor fica um pouco bravo e acaba nos tratando de maneira rustica .
    Pense nisso com carinho carinho , pois o falo com todo respeito . pois tenho grande admiração pelo senhor

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. F. Gomes, boa noite. Espero que esteja bem e aproveitando comedidamente a oportunidade que a folga oferece. Muito obrigado pela maneira como percebe a minha pessoa no exercício do seu sacerdócio (assim considero o meu trabalho). Efetivamente é com esse sentimento traduzido em suas palavras que me impulsiono no esforço físico e mental, objetivando a preparação de todos os meus alunos.É uma felicidade contribuir na luta vitoriosa de todos. O impulso da vida deve ser para frente e para o alto. Mesmo assim preciso me aprimorar.

    Aluno Abud (Vitor), obrigado por sua sinceridade. Este canal não teria qualquer propósito se não lhe desse a oportunidade de ser sincero em sua percepção. Obrigado pelas palavras elogiosas direcionadas a minha pessoa. Peço perdão por minhas falhas. Um dos motivos está na própria imperfeição humana. Os olhos de quem olha uma multidão, a multidão olha, dificilmente separa os indivíduos. Os indivíduos que compõem a multidão, percebem-se individualmente. Tenho conciencia das múltiplas possibilidades de erros em minhas percepções e julgamentos. Abud, o rosto humano é tão difícil de se decifrar... o coração é área de Deus. Vou me esforçar na direção que me é indicada. Não seria nada inteligente negar os nutrientes a planta que está se desenvolvendo da semente que preparei.Tenha uma boa noite, Abud. Muito obrigado.
    Por Mauro em O Ser Policial em 21/04/11

    ResponderExcluir
  5. O episódio "As águas da discórdia" se aplicariam ao policial Salvador, Moisés foi o guardião, o condutor, o exemplo moral humano, para uma sociedade com valores éticos e religiosos pouco firmes. Afinal, como a autoridade de deus, das leis e da moral, mesmo a ele foi negado à terra prometida, o poder de polícia não é pessoal, e a ele foi aplicado.
    Em nossos dias, tão nobre figura se faria ainda mais necessária se incutido na figura do guardião social, mas será que tal ser resistiria à realidade do dia a dia da rotina policial, da falta do reconhecimento e valorização? Tenho esperança que sim, que existam seres humanos que estejam dispostos, não apenas ante a calamidade, o sacrifício, mas que principalmente afirmem-se conduza e não aceitem essa falsa moralidade dos nossos dias que nós ouvimos e sentimos diariamente. Nossa cultura ridiculariza os bons exemplos, consagramos a futilidade, o boçal e o malandro (jeitinho brasileiro). Este ser policial precisa ser um grande homem, superação moral é sua marca assim com a sua identidade, zelo pela sua vida e compaixão pela dos outros são suas armas.

    ResponderExcluir
  6. bom prineiramente gostaria de saber de gual policial estamos falando daquele que aborda um cidadao de um bairro mais carente ou de outros bairo porque se for aqueles policias que nao esita em umilhar as pessos de baixo poder aquisitivo,bom de maneira nenhuma serve de modelo pra niguem.

    ResponderExcluir
  7. Caro Coronel Souza e Silva, ícone de nossa Polícia Militar, é com prazer que venho comentar tão efusivo texto, que traz à tona o âmago da questão sobre a formação Policial Militar. A Sociedade clama cada vez mais, por Policiais honestos, idôneos, cumpridores de seus deveres, “perfeitos”, mas esquecem que nossos policiais vêem de um lugar distante, onde as pessoas são adeptas de um chamado “jeitinho”, onde as leis que regem o bom convívio social, só valem para o vizinho. Neste lugar tão longínquo, espante-se caro Coronel, as pessoas não respeitam os idosos, furam filas, estacionam seus veículos sobre as calçadas, sonegam impostos, falsificam carteira de estudante para pagar “meia entrada” nos cinemas e tantas outras condutas inadmissíveis em nossa imaculada sociedade. Por isso tudo, nossa Sociedade deve ter um pouco de paciência, pois em oito meses de formação do Policial Militar, menos que uma gestação humana, a Polícia Militar faz todo o possível e às vezes, até mesmo o impossível para extirpar destes seres todos esses vícios e maculas que adquiriram durante todo o tempo em que permaneceram em suas sociedades. Contudo, por vezes, alguns destes seres passam despercebidos pelo filtro de nossa honrosa Corporação e quando vemos, já estão formados, trabalhando no seio de nossa Sociedade e como ainda estão impregnados com seus vícios, mancham nossa Corporação com suas condutas abomináveis, fazendo ruborizar de vergonha o mais “malandro” dos nossos cidadãos. Mas até neste momento, a briosa Corporação Policial Militar não se acovarda e, uma vez identificado este “monstro” que se escondeu durante todo o recrutamento, faz pesar sobre ele todo o rigor do regulamento castrense e quando verificado que seu vício encontra-se em estágio avançado, este Ser é devolvido para aquela sociedade imperfeita e longínqua, ficando a cargo da Justiça a decisão quanto a sua clausura.
    Caro coronel, permita-me discordar de um ponto de seu brilhante texto, mas não consigo aceitar que devemos nos contentar com nosso soldo. A luta por salários dignos é uma luta justa e direito de qualquer trabalhador. Por que não, do Policial Militar? Devemos sim, reivindicar bons salários, que nos permitam sustentar nossas famílias com dignidade e honradez. O que não podemos fazer é utilizarmos a desculpa de nossos parcos salários, para prestar um serviço de má qualidade, pois se lutamos por dignidade, justiça salarial, não podemos utilizar condutas indignas e injustas para alcançarmos nosso pleito, pois que, a injustiça jamais gerará justiça.

    ResponderExcluir
  8. primeiramente gostaria de dizer que o policial e um ser humano sugeito a erros e acertos e tambem cobram e sao cobrado mas o dia que nao cobrarem que o policial tem que ser policial 24 horas por dia.a prova disso e que sua indentida e diferente,guando de servico ele e um policial,em casa um pai de familia,na sua religiao apenas um religioso.quando se concientisarem disso,a i sim o policial sabera emfrenta varias cituacoes como tem que ser

    ResponderExcluir
  9. ja mandei 2 comentario nunhum dos dois foi aceito pelo o oque percebo os comentario tem que ser escrito da forma que o altor quer que seja e nao a nossa cinsera opiniao

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, permitam-me tratar todos os participantes como colaboradores. Não encontro, no momento, outro vocábulo melhor. Aceito sugestões. Quero pedir desculpas ao colaborador que com justo motivo apontou o presumível não aceite do seu comentário, em razão do tempo decorrido, desde a data de sua participação. Quero, como tentativa de justificação, apontar o meu pouco tempo livre e, principalmente, a minha pouca habilidade, ainda, com o manejo do próprio blog. Tudo isso há de ser corrigido. Quero ratificar o pedido de desculpas e agradecer sinceramente por sua participação inicial e pela participação reclamativa também.
    A leitura que faço do fato é que o meu Caro Colaborador é zeloso em sua atitude e diligente com o seu pensamento. O nosso canal de comunicação POLICIAPROFISSAOEVIDA não é um lugar onde pessoas são julgadas, absolvidas ou condenadas. É um lugar onde pessoas são OUVIDAS RESPEITOSAMENTE, onde o Tesouro Maior é a Liberdade e a Sinceridade. Toda as coisas que evoluem e prosperam no mundo, são consequencia do cruzamento harmonioso entre os opostos. Por isso peço que continue participando. Se possível responda ao meu comentário.

    Quando me referi a citação bíblica VOS CONTENTEIS COM O VOSSO SOLDO, não quis ser hipócrita ou irrealista. Existe uma luta a ser lutada. O auto abandono não deve ser bem contemplado pelos olhos de Deus. Nesse mister nós temos um caminho já sedimentado, com lideranças esclarecidas e comprovadas. A Pec 300 é o nosso caminho de luta. Na realidade precisa de maior participação. Tudo isso passa pelo caminho da Política. Passa e influencia a nossa vida. Sobre esse assunto, em um futuro próximo irei postar para discussão. Por certo na expressão do Mestre VOS CONTENTEIS COM O VOSSO SOLDO, está implícita a legalidade da percepção.

    Tenham todos uma boa noite de Domingo e uma semana gratificante.

    ResponderExcluir
  11. Belas palavras Leandro, explica muito bem o texto do saudoso coronel Souza e Silva além de externar a opinião de pelo menos 10% dos futuros policiais militares.
    Paciência parece ser a palavra mais adequada para acalentar esta sociedade que a cada dia perde mais os valores morais.
    Como dizia o cel. Cerqueira o policial não vem de Marte, sai da mesma sociedade que precisa servir, orientar, conduzir, liderar, proteger e salvar, ou começamos a mudança em casa ou...

    ResponderExcluir
  12. Olá, tio Mauro. Meu tratamento é bem menos formal que "Caro Coronel Souza e Silva", mas não menos respeitoso. Parece até estranho, mas acho legal todos os seguidores do blog saberem que, como todos, vc também é "plural". :)

    Desculpe a demora em comentar o texto, mas deixo aqui, agora, meinha opinião sobre ele e sobre o blog.

    Gostaria, primeiramente, de parabenizar pela iniciativa do blog. Como professora, reconheço plenamente que um espaço aberto de troca de experiências, que estimule o diálogo, é o local ideal de construção de saberes, de crescimento.

    Quanto ao texto, penso que reflete quem vc é: uma pessoa idônea, preocupada com o bem social e com a verdade e comprometida com aquilo em que acredita. Admiro vc não só, mas também por isso. Com certeza, muitos aspectos do texto poderiam ser comentados, como já fizeram alguns colaboradores antes de mim. Contudo, gostaria de comentar sobre o trecho em que vc diz que "a Sociedade ainda não desenhou o perfil do cidadão ideal". Certamente a mídia mostra-se incoerente ao tentar desenhar esse perfil, mas creio que podemos prover, em nossos convívios sociais diários, outros moldes para a construção desses perfis. Não se trata de negar a influência que tem a mídia nessa formação do perfil do cidadão, e sim de assumir a responsabilidade que nós - professores, médicos, advogados, policiais... - temos nessa função, reconhecendo que somos, em muitos momentos, referências. Assumindo a responsabilidade de servir como "espelho" para um grupo de pessoas, certamente passamos a cuidar mais da nossa conduta, colaborar mais efetivamente com a construção dos moldes do perfil de cidadão e, ainda que o alcance seja obviamente menor que o da mídia, não transferimos unicamente para ela esse papel e lamentamos as consequências, inertes e passivos. Ainda que tenha uma visão um pouco romântica dos fatos, admito, não vejo outra alternativa a não ser acreditar e lutar por isso: buscar, mesmo na nossa limitação e consciência de errarmos sempre, forças para ser um exemplo de bem. Eu pretendo continuar tentando...

    É isso! Atá a próxima! :)

    ResponderExcluir
  13. O incrível texto nos inspira a refletir não só sobre qual a postura correta do policial diante a sociedade, mas também qual deve ser a verdadeira e sincera postura da sociedade em relação ao policial.

    ResponderExcluir
  14. Percebo que o "ser policial" tem muito do que você afirma. Todavia, por mais que se escreva sobre esse tema na visão diversificada das pessoas de um modo geral, se terá escrito demais para umas e de menos para outras. Nesse caso a questão ficará sempre aberta. Não dá para fechar questão. Compreende-se na sua escrita o esforço para englobar muitas visões. Parabéns.
    Não gosto muito do termo do "policial Salvador", nas minhas convicções e isso é bem particular, pode ser que esteja tremendamente errado, mas na atualidade vejo e desejo que o "ser policial" se torne cada vez mais profissional e isso penso nele como essencialmente Protetor, aquele que serve, que salva, que lidera e também "transformador", que pelas suas ações, tanto preventivas ou repressivas, deixa a marca indelevel de um autêntico profissional. Aquele que sabe discernir, aquele que não precisa de supervisão, pois é consciente. Esse é o meu resumo sobre o seu texto muito bem escrito.
    Seu mano - Cel Rabelo

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Coronel!

    Deixo aqui meus sinceros elogios ao texto tão bem escrito. Sou formada em Letras e não poderia deixar de elogiar a coesão nas idéias tão claramente expostas aqui.
    Concordo plenamente com o fato de a sociedade não ter traçado o "perfil do cidadão ideal" e, por consequencia, não ter definido também o perfil da polícia.
    Acredito que a polícia ideal é aquela que traz segurança e paz aos cidadãos à sua volta e não as atrocidades que a mídia veicula a respeito da corporação.
    Mais uma vez, meus parabéns pela iniciativa do blog, a idéia é muito válida.
    Att, Loraine - 2º pel - 2ª CIA

    ResponderExcluir
  16. Marcelinha, roge_rj, Wilson Gaspar e mariana ferreira, boa noite! Bem vindos ao nosso Blog policiaprofissaoevida! Considero-me amplamente distinguido por tê-los como Colaboradores e Seguidores. Gostaria de saber mais sobre a opinião de todos, quanto aos conteúdos-textos postados por mim e por todos os colaboradores, em geral. Uma ótima maneira de conhecê-los é através de seus comentários. Gostaria de postar outros conteúdos. Me encorajem a continuar, se for coerente e proveitosa a continuidade. Saibam que o meu objetivo não é cultuar a mim mesmo. É criar e estabelecer um espaço de confiança onde se possa externar opiniões sinceras, consoante a percepção de cada um. É possível que os dois textos postados por mim,tenham até sido bem visitados. No entanto não foram ainda tão bem comentados. Uma barreira detectável pode ser a falta de costume. Também inibição e limitação vernacular, podem criar obstáculos. Quero reafirmar que para o nosso blog o que vale é o conteúdo, ou seja o pensamento. Muitas das vezes as condições desfavoráveis para compor as nossas redações concorrem para erros graves. Eu mesmo relendo textos já publicados até me espanto com alguns erros clamorosos que cometi, inadivertidamente. Aguardo Vocês. Um forte abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite coronel, sou aluna cfsd, e acredito na frase "O maior patrimônio da Pm é o policial". Li há alguns meses no blog do Cel Ricardo Paul, que ele acredita que isso é uma hipocrisia, vide o tratamento que os futuros colegas de farda tem tido. Somos guerreiros sim, nosso curso é difícil, principalmente para a maioria que veio do mundo civil, assim como eu, parece um choque de valores,o mundo militar e o mundo civil. Coronel, tenho melhorado muito, acredito que estou a cada dia vencendo obstáculos, como por exemplo na quinta-feira,quando subimos o morro. Acho sim, que o policial tem que ser melhor tratado, ser melhor remunerado, pois é ele que no vulgo, põe a cara pra bater,diariamente. é com muita tristeza que todos os dias abrimos os jornais e nos deparamos com notícias de pms assassinados. Coronel, somos o maior patrimônio da Corporação, e acho sim, que o policial tem que ser salvador, mas antes de tudo tem que ser tratado com humanidade, condiçoes dignas de realizar seu trabalho com perfeição. Desde já agradeço pela sua atenção durante as aulas, e tenho observado que o senhor está nos tratando bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Minha Filha! Só pelo fato de você formular um comentário, já me deixa feliz. Considerando que você, como disse, é minha aluna, deduzo a sua juventude. É muito interessante detectar a paixão no falar e sustentar a sua convicção. Não vejo um mal nisso. Prezo muito a sinceridade. Sem dúvida que muitas das suas percepções ainda estão fora do campo da vivência. Várias mortes de nossos irmãos são fruto da negligência. Você está no momento de aprender. Procure internalizar os fundamentos de sua profissão e lute depois de formada para não embrutecer e esquecer o que foi aprendido. Não existe dois mundos, um teórico e um prático, um real e um virtual. Existe um mundo só onde as múltiplas variantes se complementam. Muitas situações você viverá, ao longo dos anos de atividade. Terá oportunidade de conviver e trabalhar com bons e maus companheiros. Ser comandada por superiores sérios, inteligentes, justos e virtuosos, e por outros diametralmente opostos. Na realidade a virtude está no indivíduo, não nas divisas ou estrelas que nada mais são que adereços colados ao longo da existência. No último documento, como aconteceu no primeiro, só constam o nome do Ser Humano. A nossa profissão é uma sucessão de "caras a tapa", a todo momento, em todo lugar. Não é também uma profissão de aplausos. O Gerreiro deve aprender a viver de si mesmo. A encontrar prazer e razão de continuar, onde ninguém encontraria. Deve entender que é natural que até na própria Família venha a ser discriminado, as vezes desprezado, as vezes explorado. Com o tempo agente aprende a conviver com tudo isso. Você, como mulher, ainda tem mais um agravante. Deve se esforçar para se manter bela e jovial e apta a partilhar essas virtudes com aquele a quem você eleger, se for a sua opção. Mas deve estar vigilante para não tornar os atributos de mulher em fonte de sofrimento, vitimada pelos enganos da vida. Mas o que eu realmente quero festejar é que você, como disse está evoluindo na sua preparação. Sem dúvida que o choque de mundos (civil e militar) é contudente. Por isso regozijo-me com a sua valentia. Mas afinal é também um mundo só com suas várias facetas. Quanto ao nosso morro, foi bom ver as soluções de cada um no enfrentamento das dificuldades. Quanto ao meu sentimento, este se mantém inalterado. O meu ideal é o bem de todos vocês. As vezes o bem exige calibrar o termômetro da dificuldade.
    Boa noite. Um bom domingo. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  19. ALCFSD NELSON 6pel 2cia
    Achei pertinente a mensagem. Sobre tudo quanto a abordagem sobre o posicionamento da mídia face a Polícia Militar. Aquela agride constantemente a imagem da instituição. Pessoas fora da esfera militar compram a imagem de uma polícia estremamente imoral.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Coronel. Confesso que seu texto me fez muito refletir sobre o nosso real papel na sociedade, tendo em vista o fato de que, como o senhor mesmo disse, o problema estar sendo outro: as catastrofes da natureza, as quais não se rendem a nenhum tipo de força política, muito menos policial. De qlq maneira tento enxergar o meu papel enquanto aluna em formação e, logo mais, soldado formado.
    Sabe coronel, às vezes fico pensando em como será a minha vida profissional qnq sair do CFAP. Ouço muito dizer que quando terminamos nosso curso e vamos para os batalhões a primeira coisa que ouvimos é: "esquece tudo o que vc aprendeu no CFAP". E penso: "como assim esquecer tudo se o que aprendi é o que vou ter de utilizar?". Isso é muito complicado, uma vez que é o nosso centro de formação, onde aprendemos a ser policiais. Mas de qlq forma estou feliz em ter instrutores como o sr que querem ver nossa evolução. nas aulas de ed física tenho dificuldade em alguns exercícos como por exemplo cruzar os braços sobre o abdomem, mas ja consigo ver minha melhora gradativa e tenho me esforçado verdadeiramente em todos eles, pois sei que manter a forma física é algo muito importante em nossa profissão.
    Bom coronel, agradeço pela forma com que nos trata e pelas aulas que, pelo menos pra mim, tem ajudado na minha superação diária.
    Fique com Deus e até amanhã.
    Mônica - 2ª cia/6º pel

    ResponderExcluir
  21. Aluno Nelson e Aluna Mônica, obrigado pelos comentários. No momento estou impossibilitado de tecer algumas palavras em resposta as suas. Amanhã o farei. Fiquem com Deus. Até amanhã se Deus permitir.

    ResponderExcluir
  22. Aluno Nelson, boa noite! A sua reclamação direcionada à Mídia é procedente. Hoje, com os vários recursos tecnológicos a Mídia está altamente instrumentalizada para explorar a figura do policial. Com certeza, nas noites de Domingo, salvo pelo futebol, as equipes jornalistas, como abutres, vão à caça de notícias. Sem dúvida que se acompanhar o serviço da maioria policial, mesmo a distância, terá a possibilidade de preencher os seus espaços jornalísticos. A Tropa sabe disso. Você receberá ensinamentos a respeito. Todos receberam. O que ocorre, Nelson, é que com o tempo o ser humano vai se acomodando. Embora tenha recebido ensinamentos valiosos no período de formação, que faculta um procedimento mínimo padrão, importará paradigmas, jeitos e maneiras dos que rejeitam os fundamentos e a técnica da profissão e exultam por serem diferentes. Nelson, no banco dos réus, as perguntas são todas do B A BA (maneira antiga de se referir a coisa preliminares). Olhe, existem técnicas de se lidar com a Mídia e fazer dela um aliado. Mas não se esqueça, usando a analogia daquela fábula do escorpião, se você deixar a sua figura ao alcance do seu ferrão, ela, a Mídia, o ferroará. Acredito que os professores da área de sociologia e psicologia podem esclarecer muitas coisa, nesse mister. Sem paixão, procure periciar porque a Mídia consegue inquietar alguns.

    Aluna Mônica, parabens pelo seu esforço de superação. Todos os Instrutores de Educação Física seguimos o Programa de Condicionamento Físico e Mental do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. Este programa é contínuo, evolutivo e bem relacionado no tempo. O programa se for bem seguido pelos instruendos, vai levá-los a um condicionamento físico e mental de bom para excelente. Você, Mônica, certamente estará nesse horizonte. O meu comentário sobre seu texto está diluído em outros comentários anteriores. Leia-os. Quanto ao que você tem ouvido de alguns mais antigos, selecione o que internaliza. O CFAP é como a casa da Mamãe. Que vontade de voltar quando a vida vira um sofrimento! Esses que falam sobre esquecer tudo o que foi aprendido na formação, será que merecem credibilidade? Olhe bem para eles. Será que a garganta não é maior que o cérebro? Mônica, continue no caminho da seriedade. Não esqueça, a Felicidade é uma opção, não uma circunstância.

    ResponderExcluir
  23. aluna cfsd marta 2°CIA
    Boa tarde Cel. venho manifestar meu descontentamento em saber que o senhor nos abandonará,apesar das dificuldades que tenho para a realização de alguns exercícios, percebo uma melhora gradativa em meu condicionamento físico, saiba que admiro muito a sua pessoa e tenho orgulho de fazer parte desta corporação.
    No entanto, a única coisa que me incomodava no inicio das atividades é que não podíamos cantar, mas após a concessão houve uma melhora no rendimento da tropa.
    Sinceramente espero que sua decisão não seja definitiva, pois tenho muito a aprender com sua experiência.
    Desejo ao sr. um ótimo fim de semana e espero vê-lo em nossas atividades.

    ResponderExcluir
  24. Querido Coronel,

    sou aluna da 2ª Cia e venho dizer que, fiquei muito triste ao decidir não continuar a instruir a nossa Cia. Saibas que vejo o Senhor com uma bagagem muito cheia para nos ensinar. Infelizmente ficaremos sem seus conhecimentos. Teremos que sugar de outros. Sua educaçao fisica, apesar de um pouco sofrida, era muito boa. Vou sentir sua falta, assim como alguns da Cia.

    Espero que todos possamos modificar a imagem da Policia, mudar para melhgor, valorizando os Direitos Humanos. Assim como tentou passar p todos nos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Loraine! Obrigado pelo seu comentário! Considerando a sua formação, suponho que goste de Literatura. Loraine, ao longo da minha vida eu usei conhecimentos adquiridos tão anteriormente, em situações inusitadas da nossa profissão. Parabens por sua formação! Ela representa um esforço, uma busca, etc.. Se for do seu agrado, eu gostaria de conversar sobre esse tema. As vezes eu me aventuro na poesia, na música... Antes eu estava imaginando em incentivar algo nessa área com vocês. Tenha uma boa noite e um ótimo Domingo.

    ResponderExcluir
  26. Simone e Marta, boa noite! Espero que estejam tendo um fim de semana bem gratificante. Obrigado pelos comentários formulados e pelas palavras amenas a mim direcionadas. Inegável que elas me causam um certo bem. É muito feliz saber que estão melhorando o condicionamento físico pessoal, com a prática do nosso Programa. Se todos se esforçarem, um pouco, pelo menos, chegarão ao final do Curso sem os constrangimentos comuns, ocorridos nas turmas anteriores, pela desídia individual. No campo da Existência, uma estrada de mão dupla se estabelece, sempre. Por tanto, enquanto eu lhes ensino, também aprendo. Enquanto eu, com altruísmo, oferto o meu esforço, também recebo. Se não das pessoas, de Deus. Mesmo assim, como já disse anteriormente, noutro comentário, o guerreiro, mesmo que seja muito difícil, deve aprender a viver de si mesmo. Aprender a viver a sua solidão sem reclamar. A ser incompreendido e perdoar. Mesmo que vergue ante a maledicência, como o salgueiro à tempestade, se equilibrar. Tendo uma verdade, como incansável lavrador, semeá-la. Até por que o tempo é de Deus. E na Natureza, nem todas as plantas frutificam a um só tempo, nem todas as sementes germinam ao calor do Verão. No entanto, essa mágica fugidia chamada presente, é muito veloz. O presente só pode ser vivido, nunca guardado. É triste vê-lo desperdiçado. O que estamos fazendo, não na totalidade dos indivíduos da Cia, é jogar fora o Presente. Esse tempo chamado presente é como o chão onde podemos fincar firmemente os nossos pés e saltarmos rumo ao futuro infinito. Ninguém é no passado, foi. Ninguém é no futuro, será? Sem dúvida que o Ser Humano é um ente imitativo. Se não fosse, a cultura não se transmitiria. Só que o ser de hoje não tem o discernimento sobre o que é Cultura. O que ele perpetua é uma sub cultura. Esta não precisa de critérios, não possui regra, não tem compromisso, nem ideal. É a cultura que conduz os cérebros para a animalidade sob o argumento falacioso de liberdade e vanguardismo. Pior que a adesão é em massa. Os cultuadores desse novo estilo ganham espaço na Mídia facilmente. Ela só pensa em conquistar audiência. Hoje a população vive consumindo a carniça que os jornais catam no lixo e romanceiam. Nossa Tropa não vem de Marte. Hoje eu me sinto um alienígena, habitando o mesmo espaço terreno e vendo as tolices prosperarem. Vejo a Tropa correr ao som de explosões e gás lacrimogênio, sob o pretexto de que é Sexta-Feira; com toras de árvores às costas; como hastes em forma e na lembrança de símbolos pagãos, como os bárbaros da Antiguidade. Pilheriando e provocando as outras tropas como forma de motivação e contentamento. Tudo isso comandada, apoiada e incentivada. Quando se põe a cantar, assume de imediato a cultura “Funk”, só produz pilhérias, baboseiras sensuais e violências. Há aqueles que acreditam que isso é que motivar a Tropa. Esses são de várias graduações e postos. Causa-me compaixão esse triste constatar. Como dizia um velho professor de Ciência Política, são como jovens miupes. Não enxergam, não refletem, só reproduzem. Se todo esse estado de coisas conduzisse a algo razoável... Não há no mundo acadêmico trabalho científico que comprove melhoras no condicionamento pelo uso de qualquer artifício enumerado. Única alternativa restante é recorrer ao Comandante e requerer o seu pensamento sobre o cenário estampado. Sem dúvida que não posso abandonar o Comando em razão de minha contrariedade. Se o seu julgamento for favorável a esse estado de coisas, darei o tempo necessário a Administração para que processe a substituição. Seguirei o meu caminho.
    Fiquem com Deus. Um terno abraço

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa deste blog e pedir solidariamente que apóie a causa dos bombeiros, a causa de todos nós, policiais, bombeiros, guardas municipais, e trabalhadores. Nos ajude a lutar contra a tirania de mais um governador bandido, viciado. Que tentou dividir-nos na nossa luta pela dignidade, tentando assassinar os líderes do movimento, e jogando policiais contra bombeiros, manipulando os meios de comunicações.
    A violência tem sempre partido do governo ao contrário do que a mídia tem propalado, a tropa não reconhece mais um comandante que se afugenta embaixo da mesa, lacaio desse marginal, que nos governa, ao invés de liderar-nos frente a contenda pela dignidade.
    Passamos o comando da nossa tropa como militares que somos ao comandante da PM no Quartel General. Não fugimos da luta, mas essa luta é de todos Nós. Estamos na ALERJ protestando, como cidadãos de um estado democrático de direito, deveriam fazer.
    Deixo claro que não pregamos a violência, mas não nos submeteremos a covardia e a tirania de um governador sem caráter e sem escrúpulos que se recusa a negociar, que chama trabalhadores de vagabundos, nesse vídeo podemos ver o nível deste político http://www.youtube.com/watch?v=VlKT5CEgnqs.
    O verdadeiro Policial Salvador cumpriria seu dia de trabalho e se reuniria conosco, armado com a verbosidade e a razão, na certeza de fazer o bem maior, servindo e protegendo.

    ResponderExcluir
  28. Simone Poncio (2ª Cia)6 de junho de 2011 às 23:16

    Boa noite Cel,

    mais uma semana que se inicia graças ao nosso bom Deus...Que a paz esteja conosco em mais uma semana de trabalho e convivência.

    Sr, li a resposta ao meu comentario e gostaria de parabenizá-lo pelas belas palavras, pois venho de uma cidade do interior muito tranquila, onde ser policial é ser um cidadão que tem respeito dentro da sociedade. Onde a autoridade não precisa fazer-se utilizar de bomba e porrada para controlar determinada situação. Acredito portanto, que para começarmos a modificar a bela cidade do Rio de Janeiro, palco dos eventos mundiais futuros, onde se encontra uma das sétimas maravilhas do mundo moderno, cidade a qual visada por turistas, precisamos modificar algumas coisas. Uma delas é a opinião da própria população sobre o papel do policial na comunidade. Para que isso ocorra, o mal deve ser cortado pela raiz, portanto, é ainda dentro do CFAP, ainda recrutas é que somos moldados conforme os nossos intrutores querem. E acredito que a forma como o Sr esta tentando nos moldar, assim como o Capitão Adelino que nos da instruçao de Policia Comunitaria, -muito boa aula por sinal- é que surgirá uma nova POLICIA MILITAR no Rio de Janeiro.

    Vibrar, não significa, como o Sr mencionou acima, carregar madeira nas costas, ou então pintar os rostos, ou o cumulo maior, se utilizar de funks para falar da policia. Estamos assim, fazer nascer dentro da gente e do cidadão que nos vê, que nada vai mudar.

    Espero que no meio de milhares de novos PMs que o CFAP está formando esse ano, ainda surja policiais que cultivem as suas ideias, as suas atitudes.

    Se queremos ser tratados bem, devemos oferecer o mesmo em troca...

    Enfim, fico por aqui e deixo um abraço ao Senhor. Até a próxima oportunidade...

    ResponderExcluir
  29. Olá, Simone! é muito coerente o que você declara. Na verdade, precisamos repudiar os erros e os exageros que nos rodeiam. Para também não embrutecermos e perdermos a consciência crítica sobre os acontecimentos ao nosso redor, precisamos analisar os fatos vividos como observadores a distância. Não é uma atitude confortável, nem muito doce. A maioria das pessoas segue a moda e são facilmente manipuláveis. No entanto precisamos nos esforçar para cairmos no outro lado pecaminoso, o do pedantismo e do proselitismo. A sabedoria é humilde e capacitada a compreender as fraquezas humanas. Um forte abraço, Simone.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto, pois expressa ideias muito coerentes, inteligentes e necessárias ao nosso novo rumo, como futuros policiais, assim como a visão do ser humano “policial militar”... poeticamente, ideologicamente e realmente.

    É de suma importância que valores como os apresentados no textos sejam sempre enfatizados, para que de alguma maneira sejam absorvidos, e colocados em prática em nossa rotina diária.

    Ser um policial está muito além de simplesmente representar o Estado. É preciso primeiramente ser um ser humano melhor, uma pessoa que se autoavalia todos os dias. Alguém que precisa “servir e proteger”, para isso é preciso colocar a moral e os bons princípios acima principalmente das facilidades e das tentações destruidoras, que só mancham a imagem da instituição e daqueles que buscam uma conduta reta e honesta. Enfim amadurecer sobre a real importância do policial na vida da sociedade.

    **Sinto-me prematura ao falar do policial, pois há tantas coisas que ainda irei aprender, falta-me a vivência a experiência... Expresso minhas infantis colocações, objetivando aprender com pessoas que acreditam e enfatizem uma construção verdadeira, sublime, porém real do policial.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, Daiane, Obrigado pelo comentário! Não se sinta prematura na profissão. Sem dúvida que você tem muito a aprender durante a Formação e ao longo da vida ativa. No entanto tudo que vier a aprender, será classificado como Técnica. Em grande dose o que mais falta ao Policial é a Educação Cidadã. Esta ele não aprende no Centro de Formação, apenas reforça. Esta ele traz de casa. Como as Famílias, não todas, não criam mais os seus filhos; como as famílias não sabem mais o que é ser Família.Quem forma as crianças, hoje, é a Mídia. E a programação está repleta de sexo, falsa moral e opiniões enlatadas. O resultado final dá a dose que você vê e ouve no seu dia a dia. Sem dúvida que os exemplos ruins são coloridos e eloquentes. Ao nosso redor tem sempre uma leva de prosaístas, alardeando defeitos como se fossem virtudes, e ouvidos e olhos atentos salivando os caninos como se fossem matilhas. A estes devemos ter compaixão, a carniça é o alimento predileto. Esse gosto decrépito movimenta uma indústria bilionária no mundo. Sabe Daiane, poderíamos ficar horas e horas analisando e criticando a conjuntura. Melhor olharmos para nós mesmos e nos perguntar: o que eu tenho de fazer para ser útil na direção que eu escolhi? Se existe alguém que nós podemos determinar a fazer algo bom, a mudar para melhor, somos nós mesmos. As outras pessoas são universos ocultos, distantes e inalcansáveis. Não quer dizer que tenhamos de cruzar os braços. Não, devemos estar vigilantes para não nos acostumarmos com o mal cheiro, mas estarmos sempre disponíveis para ir em socorro ao mais leve sinal.Um forte e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  32. "Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador."
    Confúcio


    quando você tratar as pessoas como devem ser tratadas, se usar do posto de instrutor e não do posto de Ten Cel, respeitar o horário a ser cumprido e fazer o seu papel e deixar que cada um faça o seu, terá melhores alunos.

    ResponderExcluir
  33. Caro Anônimo, boa noite! Obrigado pelo seu comentário. Acolho o seu comentário respeitosamente, confiante na sinceridade de sua percepção e passo com o mesmo respeito a analisar: ao usar o Mestre Confúcio no pequeno dístico, vislumbro um maravilhoso horizonte para o seu enriquecimento. Peço-lhe que beba mais em Confúcio. Certamente terá oportunidade de se ilustrar enormemente. Caro Anônimo, no entanto ao acatar a metáfora do dístico a minha pessoa, é fortuito encarnar o papel do lavrador. Dando continuidade ao mesmo raciocínio, entendo que a semente seja o programa de preparação que deriva de minhas aulas. Mas não lhe posso ver como erva daninha. Você coloca um atributo no lavrador, nada airoso; a negligência. Nesse caso, Caro Anônimo, fico na dúvida se de fato você é realmente meu aluno. Vou procurar me corrigir quanto aos horários, se por ventura tenho negligenciado. Anônimo, supondo que você seja meu aluno, devo dizer-lhe que o seu papel você está a prendê-lo agora, na Formação. Quanto a desvincular o meu posto de Ten Coronel do de Instrutor é realmente impossível e desnecessário. Desnecessário porque qualquer instrutor, independente de sua condição, assume a cátedra no seu posto ou graduação. E se for civil, tendo nível superior, deve ter o tratamento de Major. E por que é impossível, Caro Anônimo? Porque na Existência nós assumimos variados papéis, somos chamados por diferente adjetivos, mas é o mesmo coração que pulsa. Prezado Anônimo, obrigado pela oportunidade de poder falar diretamente para Você. Que Deus possa sempre lhe iluminar! Boa Semana.

    ResponderExcluir
  34. • Al CFSd PM 4 pel / 2 cia‏
    Para ver mensagens relacionadas a esta, agrupar mensagens por conversa.


    22/08/2011
    Responder ▼











    Rafael Laurindo





    Para mauroblog@hotmail.com
    Coronel Souza e Silva, com todo respeito, permissão para me apresentar. Aluno do CFSd 91089 Laurindo; quarto pelotão da segunda companhia.

    Como aluno do senhor, tenho aprendido muito com suas palavras. Uma de suas frases que me marcou muito é: "É no anonimato que mostramos as garras!". Se o senhor me permite, gostaria de fazer algumas observações. Por isso venho por meio deste. Estou um pouco triste. O senhor mudou. Já não o entendo mais, e não o vejo como tão sábio assim. Tem forçado alguns alunos a fazerem Ed. Física de maneira que nem sei como definir. Coronel, a Ed. física, infelizmente não é alegre para todos, e nesses últimos dias, não tem sido até para aqueles que gostam. Não é verdade quando o senhor diz que gostamos de sofrer, que no sofrimento é que obedecemos. Ninguém aprende a obedecer com outrem, se não consigo mesmo. A vida ensina muito àqueles que tem dificuldade de enquadrar-se socialmente. Eu respeito o senhor pelo que o senhor é, e não porque é um bom professor de Ed. Física, a qual particularmente prezo muito, ou foi um bom policial. Quando se força algo, começa-se a viver um teatro, e este último raramente traz algum benefício ao homem.
    Portanto, coronel, aqueles que não se enquadram, não se preocupe, estão punindo a si mesmo. Não perca a sua essência por causa de uma minoria.
    As pessoas já não mais amam o seu próximo, se é que algum dia amou. É como o senhor mesmo disse, "tenho poucos amigos, mas estes se eu ligar de madrugada para eles, eles vem socorre-me".
    Longe de mim ser o dono da verdade, mas expresso aqui o que tenho sentido nesses últimos dias. Perdoe-me se falei algo que o feri. A ideia não é essa. Como vejo o senhor como um bom ser humano, sei que não estou gastando palavras e perdendo meu tempo. Por isso escrevo essas palavras.
    Termino aqui. Que Deus o guarde, e lhe de sabedoria sempre!
    HONRA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  35. From: mauroblog@hotmail.com
    To: rafaelplaurindo@gmail.com
    Subject: RE: Al CFSd PM 4 pel / 2 cia
    Date: Thu, 25 Aug 2011 06:09:14 +0300
    Prezado Laurindo, boa noite! Obrigado por suas observações lúcidas. Permita-me, no entanto, discorrer sobre alguns aspectos de suas colocações. É presumível que no campo ideal das suposições altruístas pudéssemos acreditar que aos homens livres bastasse apontar a direção a seguir e todos caminhariam até o objetivo. Certamente que temos valorosos humanos na nossa Companhia. Mas você sabe bem melhor que eu que esses são menor em quantidade que a linha mediana. Muitos, Laurindo não têm o mesmo objetivo que você. É claro que ninguém ensina a quem não quer aprender. É claro que todo o ensino-aprendizado devia ser democrático. Isso não é de todo possível. Então o que resta para atuar dentro dessa realidade desigual, se não o demonstrar que existem crenças e valores na Corporação que submetem a todos nós. Dentre essas crenças e valores se destacam a hierarquia e a disciplina. Laurindo, a dor e o sofrimento são a pedagogia dos tolos. Porém pouco podemos fazer eficazmente se um grande número de pessoas preferem o mal cheiro e a carniça, como iguarias. Observe as conversas e gabolices das Segundas-Feiras. Outro aspecto a considerar, Laurindo, é que ao nos voluntariarmos para a nossa profissão, também entregamos grande parte de nossa liberdade. O conceito de liberdade está sujeito a várias análises. Na vida civilizada os indivíduos não são livres como o homem natural. Na civilidade é livre o homem que sabe ser feliz vivendo dentro do correto, do justo e do belo. Nas realidade, Laurindo, nem o homem natural é livre, no absoluto; mesmo que seja o ser mais forte do mundo, terá a Natureza como limite. Laurindo, apesar de me parecer sábio, as vezes, sou apenas uma energia, que dispõe de um corpo físico, em busca de realização. Perdoe-me se caio da altura que me colocou. O fluir do tempo na construção de sua sabedoria talvez lhe traga outras percepções. Hoje, cabe com humildade, pedir perdão a Você e a outros que estejam harmonizados com o seu sentimento e, principalmente, contar com o seu apoio e a sua oração. Um forte abraço! Que Deus seja sempre louvado!!!
    Em Tempo: gostaria de sua autorização para postar o seu e-mail no blog. Se você concordar, por favor me indique em qual texto.

    ResponderExcluir
  36. Rafael Laurindo





    Para Mauro Silva
    Rs. Sim coronel. Com certeza o senhor pode contar comigo, e, melhor ainda, conosco, isto é, com os que possuem o mesmo sentimento. E por mais uma vez, coronel, o senhor se mostrou sábio, e me abençoou com suas palavras.

    Eu não venho orgulhosamente falar com o senhor, mas humildemente. Eu disse tais palavras justamente para saber a posição do senhor, e aprender um pouco mais. Tem uma palavra na bíblia, dentre muitas, que eu gosto muito, diz assim:"repreende o sábio, e ele se tornar-se-á mais sábio, repreende o ímpio, e colherás contenda". Ou seja, é não vale a pena jogar pérolas para os porcos.
    Quem nos dera, que a maioria dos policiais se permitissem tornarem-se um pensador inteligente como o senhor se permitiu, apesar de alguns erros que o senhor nos disse que cometeu no passado. O nosso lindo Rio de Janeiro estaria muito melhor. As pessoas estão doentes, se os policiais tem dificuldade de aprender o que é bom, é porque não tiveram a oportunidade de aprender de aprender em casa. Eu fico triste porque hoje em dia, além do normal, a maioria das pessoas só pensa em si mesmas.
    Ah! Quanto a pergunta do senhor, é claro, pode postar sim, só acho que algumas coisas podem ser filtradas, se assim o senhor achar.

    ResponderExcluir
  37. Prezado Laurindo, conforme sua autorização, eu postei a nossa correspondência. Como você não optou sobre em qual texto publicá-la, decidi-me pelo texto "O Ser Policial", espero que tenha sido do seu agrado. Quanto a filtrar ou corrigir os seu textos, não fiz qualquer filtragem. Quanto à correção, tudo o que fiz foi uma mudança ocasional da posição de um pronome, o acrescentar simples de uma vírgula, etc... Eu prezo até os erros gramaticais que, as vezes, nos escapam. Eu também cometo os meus. Na maioria das ocorrências tudo se dá em função da pressa e da velocidade do nosso pensamento que não encontra correspondência instrumental (labial ou manual). Um forte abraço, fique com Deus, uma ótima semana para todos nós.

    ResponderExcluir
  38. Ancila Ivette de Almeida
    Mauro.Você é um cidadão que admiro há longo tempo.Suas atitudes.Seu empenho.
    Você faz a diferença.Acredito sim no policial salvador.Ciente que muito há para se construir, em diversas áreas,para se chegar a termos muitos policiais com este perfil.O trabalho da formiguinha é muito importante e dignificante. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. Postei o comentário acima, de Ancila, que me chegou pelo Facebook. Pelo conteúdo do comentário, acredito que ancila tenha lido e comentado o texto "O Ser Policial". A parte que se refere a minha pessoa, embora elogiosa, peço desconsiderar. No entanto colho o sentimento de Ancila ao meu respeito com respeitosa gratidão. Eu na verdade anseio profundamente, através de "policiaprofissaoevida", a discussão de idéias.

    ResponderExcluir
  40. Honra sempre!Coronel,existe 1 frase que diz que uma imagem substitui muitas palavras.É isso q acontece quando lhe vejo dando aula para nossa 5 cia bravo.O senhor é uma referência de saúde, exterioriza honra e etc.muitos poucos mantém o condicionamento físico ao decorrer da idade.Mas como JESUS CRISTO não foi uma unanimidade,ninguém também será.muitas pessoas realmente não gostam de exercícios,e,quando a mente não quer arruma logo uma forma através de doenças no corpo para parar com aquilo que não lhes agrada.Entendo perfeitamente a linguagem de integração a natureza,que somos parte dela e o benefício que nos traz essa união a energia do universo,por isso em quase todas as situações seus exercícios me fazem muito bem,em uma só situação não fizeram até o momento.mas algumas pessoas não olham da mesma forma que eu,pois ninguém é igual...muitas pessoas alegam que quando frio,os exercícios que ficamos sentados nas poças é o motivo de diversas patologias.ouvi por alto meninas o associarem a infecções urinárias.Pode ser que estejam certos! muitos de nós alunos estamos com a imunidade baixa por muitos motivos.se sentássemos numa rocha molhada em cima da montanha de repente não faria mal,mas ali pisam milhares de sapatos trazendo diversas energias da rua,cachorro urina e etc. Coronel muito obrigado por tudo!O senhor é uma grande inspiração! fica com DEUS.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, Adriano! Obrigado pela sinceridade do seu comentário. Mesmo quando os comentários estabelecem o contraditório, fico muito feliz. O contraditório sincero é sempre enriquecedor, mesmo que expresse apenas uma visão unilateral. Agradeço sempre a Deus por tudo. Fico feliz com a sua declaração de que os exercícios por mim ministrados lhe agradam e fazem bem. Fiquei curioso com a exceção que você prenunciou. Por favor, Adriano, esclareça-me depois. Eu estou também em desenvolvimento e sempre aprendendo, e aprendendo com todos.Quanto a não ser unanimidade, eu estou bem consciente disso. Na realidade, Adriano, não entenda como arrogância de minha parte, mas se a unanimidade a meu respeito se estabelecesse, eu estaria muito preocupado, porque uma grande mentira estaria sendo orquestrada.A percepção correta da minha mensagem viaja nas asas do tempo. Quanto ao frio e as poças dagua na minha Instrução, elas não são provocadas artificialmente, são fortuitas e conseqüências naturais da Mãe Natureza. O que ocorre, Adriano, é que a Sociedade de Consumo e a ganância fez o ser Humano se retirar do contato com a Natureza. Há anos e anos estamos no Planeta Terra. A nossa biologia e fisiologia estão plenamente adaptadas à vida no Planeta.Convivemos com o mundo microbiológico, a todo instante, nas mais variadas circunstâncias:pela água, pelo ar, pelo alimento, pelo aperto de mão, etc... Imagine se fossem visíveis aos olhos os milhares de organismos microscópicos, de formas assustadoras e inusitadas que habitam nos lábios sensuais e na saliva doce da mulher amada, ou do homem. Sem dúvida que a mente de todos nós precisa ser trabalhada para que a nossa energia defensiva não permita que os invasores assumam o comando de nosso corpo. O grande defensivo está no sentimento. O Nosso Mestre, Adriano, nos preveniu: "Pecaminoso não é o que entra pela boca e sim o que sai da boca..." A gratidão e a Felicidade são maravilhosos preventivos contra o fantasma do adoecimento.A Profissão Policial Militar não é reservada a nenhuma categoria de pessoa, mas para qualquer pessoa ser feliz na profissão é forçoso entender que uma certa rusticidade precisa ser praticada. Você recorda, Adriano do dístico pronunciado de quando em vez: "Espírito comanda, mente obedece, corpo acompanha!"
    Fique com Deus, Adriano! Tenha um maravilhoso fim de semana!

    ResponderExcluir
  42. Muito obrigado por aumentar minha percepção em relação as leis da natureza!nunca acharia o senhor arrogante,pois o senhor sempre deixou bem claro que sua força radica em algo além do senhor mesmo,discursa que somos iguais o tempo todo,que quando nos despedirmos do corpo físico não levaremos títulos nem nada além do nosso próprio ser. Quanto ao dia que os exercícios não me fizeram tão bem,foi que realmente o que meu corpo necessitava era de descanso.Eu estava sem dormir por problema de patologia familiar,minha mente e corpo estavam cansados,mas o mal-estar foi relacionado a mim e não com os exercícios ministrados pelo senhor,me expressei mal.Coronel,o senhor hoje me elucidou algumas questões que eu estava com a visão limitada.É possível que tenha muitos que também não devem alcançar a profundidade de certa linha de raciocínio e com isso continuarem frágeis e realmente suas defesas imunológicas estarem baixas por inúmeros motivos de suas vidas pessoais.cada um de nós se encontra numa evolução...mas sei que o senhor sabe que ninguém está perdido e aperfeiçoará a todos!Coronel eu não tenho religião,mas JESUS CRISTO se manifestou para mim aos olhos humanos sobrenaturalmente.adoro quando o senhor repete:vocês tem olhos e não vêem,tem ouvidos e não ouvem!Deveríamos ter muito mais contato com a sabedoria do Altíssimo Senhor Supremo.o policial que tem a visão de DEUS saberá que a verdade tem dia e hora certa para aparecer e com isso preferirá ser incorruptível,o policial q buscar essa força de DEUS terá sabedoria para agir de maneira correta em suas missões.conhecerá a lei da vida,que recebemos de acordo com o que damos.esse policial terá paz e a verdadeira felicidade vem da paz,respeitará o próximo e etc.Temos 32 matérias e atá agora não vi nenhuma que falasse desse conhecimento profundo das leis que regem a natureza,a vida...só com o senhor na educação e física é que ouvimos um pouco da verdadeira sabedoria.O senhor acharia interessante termos uma matéria que nos orientasse através desse conhecimento refinado? obrigado e fica com DEUS coronel

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, Adriano! Obrigado pelo nível de seu comentário. Sem dúvida que na nossa profissão, a presença de Deus faz uma grande diferença. A missão das Religiões é de religar o homem a Deus. Egoísta e altruísta qualquer um pode ser nas mais diversas situações de vida, inclusive religiosas.Quanto ao que você me pergunta sobre ter uma matéria que oriente o instruendo através de um conhecimento refinado, suponho que seria muito difícil enquadrá-la sob um rótulo, um nome. O conteúdo é muito amplo e difuso. No entanto esse tal conhecimento refinado pode estar em todas as disciplinas. Ele viaja, provavelmente, pela vivência e aprimoramento de cada instrutor. Me perdoe, Adriano, sem querer estou me auto valorizando. Na realidade, todos nós aprendemos com todos, a todo momento. Imagine se cada indivíduo desse imenso efetivo pudesse depositar num "banco de conhecimentos", um relato, um fato, uma solução, etc...fruto de sua experiência. Provavelmente seríamos enriquecidos com vários tesouros.Se achar a ideia interessante, podemos desenvolver o raciocínio. Fique com Deus, Adriano, tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  44. Coronel,desculpe a demora em responder,é que além do meu computador está quebrado,andei cortando minha gravata,rs. muito obrigado pelos exercícios na natureza,minha bateria foi carregada.a energia que está ali invisível aos nossos olhos,realmente é harmonizadora! o ideal é que todos compreendessem o benefício que o silêncio nos traz dentro da natureza para sentir um benefício maior.
    Muito de nós confundimos divertimento com felicidade,aprendemos muitas coisas do mundo externo,mas não sabemos lidar com nossas próprias emoções.nosso sistema educacional produz muitos gênios da ciência,mas,muitos quando deparam com as perdas da vida e frustrações ficam perdidos.vemos muitos suicídios e a sociedade nunca tomou tantos medicamentos para depressão e várias outras patologias da mente.não só a Inteligência,mas também a sabedoria devem ser trabalhadas.sabedoria está relacionada as verdades transcendentais,o entendimento da lei de causa e efeito,se adaptar a situações difíceis,aceitação,poder da fé,do pensamento positivo,lidar com as próprias emoções... cultura genuína é orientar-se por DEUS!seria muito bom se nossa educação moderna desse ênfase aos grandes sábios que passaram por esse planeta: confúcio,lao t sé,o mestre dos mestres JESUS CRISTO e outros. esse "banco de conhecimentos" citado pelo senhor seria um grande passo para nos ajudar a beber dessa água que vem da fonte da verdadeira felicidade.dessa fonte é que sai todos os valores que um policial precisa ter!DEUS me tirou de um acidente gravíssimo sem 1 arranhão.praticamente ressuscitou minha ex-namorada depois de quase dois meses em coma...e muito mais!Eu sei um pouquinho o bem que nos faz se integrar a essa fonte eterna e borbulhante.
    vamos sim! vamos todos dividir nossas experiências e cada vez dar mais passos ao caminho da sabedoria!
    Queria pedir um favor,se for possível...Que o comandante saiba que estamos gratos,não sei se foi coincidência,mas alimentação do rancho melhorou com a entrada dele. E essa boa vontade que a administração tem demonstrado em pagar os salários atrasados,pois estamos com muitas dívidas...
    obrigado,que DEUS te guie sempre !!!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Coronel, é com grande satistação que começo a participar do blog do Senhor. Sou aluno da 5ª Cia bravo 9º pel, fui de marinha, recutra de um dos quarteis mais rigosos da marinha o CADIM, Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia, onde a disciplina era muito rigida e atos indisciplinares não eram tolerados, todos instrutores fuzileiros navais. Contei essa pequena historia, para pedir ao Senhor que corrija o alunos que nao conseguem largar o paisano e atrapalham o andamento das instruções, muitos nao conseguem obecer um simplies comando de correr em pelotão fazendo parecer um bando correndo. Coronel, me tornei um grande admirado do Senhor, pela disciplina q o senhor tem em manter o vigor fisico. grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Coronel!!
    Sou da 5ªCIA - Bravo, e venho agradecer pelo esforço e dedicação em todas as instruções de Ed. Física, fico feliz em ver sempre o seu esforço para a melhora de todos os alunos da minha CIA.O senhor sempre comenta para entrarmos aqui no blog, e deixar sugestões, pois aqui é um canal direto com o senhor. Venho observando a melhora da 5ª CIA-Bravo, ao longo desses 2 meses de curso, e nas conversas dos alunos, todos observaram isso também...Uma conversa, que sempre temos, é sobre a barra, pois tem muitos alunos, pelo menos do meu pelotão(só de homens), que são fracos na execução na barra...venho aqui por essa observação ao senhor!!!
    Fica com Deus!
    Abraço!

    SD Flor - 5ªCIA - Bravo 9ºPel.

    ResponderExcluir
  47. BOA TARDE CEL .. É COM MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO QUE ATÉ AQUI POSTAR A OPINIÃO DE VÁRIOS ALUNOS SOBRE AS AULAS DO SENHOR.
    APESAR DE NÓS GOSTARMOS MUITO DAS AULAS DO SENHOR, ACHAMOS QUE VOSSA SENHORIA, PODERIA REVER A QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO NO DIA DAS FORMATURAS DA CIA's.
    MUITOS ALUNOS SÃO RESIDENTES FICAM MUITO TEMPO SEM VER AS SUAS FAMILIAS 1 DIA A MAIS DE DESCANSO É DE VALOR PARA ESSAS PESSOAS .. ENQUANTO OUTRAS APROVEITAM ESSE DIA DE DESCANSO PRA RESOLVER SEUS PROBLEMAS JÁ QUE PASSAMOS DE 13 A 14 HRS DENTRO DO CFAP TODOS OS DIAS .. SEXTA QUE É MEIO EXPEDIENTE NEM SEMPRE DÁ PRA RESOLVER TUDO ...
    AS PESSOAS QUE ALI ESTÃO PARA ASSISTIR A FORMATURA DE SEUS FILHOS, AMIGOS ETC .. ESTÃO PARA VER A CONQUISTA DELES , MAIS UM VITÓRIA NÃO PRA VER E NEM ENTENDER O QUE ELES PASSARAM ...
    NÃO É NECESSÁRIO NENHUM TIPO DE APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS .. SUGANDO-OS OS MESMO QUE PODERIAM ESTAR RESOLVENDO PROBLEMAS PESSOAIS ...

    ResponderExcluir
  48. CARO CEL. SOUZA E SILVA ..
    VEJA COMO UMA DICA OS ALUNOS SE SENTIRIAM MUITO MAIS MOTIVADOS SE O SENHOR NOS LEVASSE PARA CORRER NA RUA .. NEM QUE FOSSE POR PELOTÃO .. E COMO O SENHOR DISSE QUE QUER FAZER GINASTICA DE DEMONSTRAÇÃO.. TÁ AI A OPORTUNIDADE , VAMOS DEMONSTRAR CORRENDO NA RUA ... QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES ??

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde,

    Faço parte da 5 cia bravo, e diante das últimas aulas de educação física pude constatar que o desânimo dos alunos que ficam para trás é somente falta de incentivo. O senhor por diversas vezes comentou isso, e achei um canal válido, o blog, para lhe apresentar uma idéia. Diante de um pequeno cansaço, ou de uma pequena dor já se tem a idéia de parar e não correr. Acredito que deveria deixar o xerife geral correndo a frente e o senhor por último pedindo para que corra e não desanime. Digo isso tudo pois, além do começo sempre ficar para trás na corrida, minha vida sempre foi muito sedentária, pouco me exercitava, comia de forma incorreta, e hoje de 110 quilos, estou com 93, emagrecendo de forma correta, correndo todos os dias do final de semana e meu rendimento nas aulas já é maior. Como já dito, era um dos que ficava lá trás no começo das corridas, posso dizer que o que falta para essa turma seria um ânimo correndo com o senhor. Sem contar que as vezes em que o coronel Rabelo ficava por último pouquíssimos não desafiavam-se em superar seus limites.
    Então fica uma sugestão diante da última aula onde o senhor mencionou o blog como uma via de sugestões e criticas.

    Parabéns a sua raça e determinação em passar instruções de uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, Adriano! Obrigado pelo seu interesse em comentar em nosso blog, sempre com equilíbrio e sabedoria. Sem dúvida que eu compreendo as dificuldades de todos em equacionar o tempo e as outras dificuldades inerentes à existência. Quanto ao exercício referido na Natureza, eu realmente esperava que vocês pudessem gostar. O nosso "Circuito das Três Colinas" ou "Circuito das Capivaras" é muito importante na formação de vocês. Alegra-me que lhe tenha sido agradável. Vários parâmetros (exigências) podem ser trabalhados através da inserção de outras variáveis. O circuito pode ser classificado tecnicamente como cárdio-pulmonar e neuro-muscular. O seu efeito psico-mental pode ser reconhecido como um facilitador de quebra de bloqueios e da autolimitação. O Circuito das Três Colinas reproduz a topografia predominante no nosso Estado. Pela preparação físico-mental que ele propicia, a sua realização induz o combatente em formação a um salto qualitativo. No entanto, Adriano,nem todos conseguem entender a proposta e haurir todos os seus benefícios. Estes mesmos são os que muitas vezes atrapalham o aproveitamento do vizinho. A realidade é que em qualquer grande grupo há um percentual significativo de objetivos dispontualizados. O discernimento não é uma busca popular. Estes também têm a sua importância nem que seja no nosso treinamento da tolerância, paciência, insistência e altruísmo. Já dizia Petrarca, humanista italiano, “Quem pensar que todas as frutas amadurecem ao mesmo tempo que as cerejas, nada entende de uvas.” Enquanto for possível tolerar, prefiro confiar em Deus e na magia transformadora do tempo. Fico feliz por sua opção pela busca do aprimoramento. O caminho da evolução pode ter vários começos, mas o seu destino é o nosso Pai. O nosso Mestre nos deixou vário ensinamentos que ainda são exatos e vigentes. Quanto ao “Banco de Conhecimentos”, gostaria que você realizasse, se lhe for possível e agradável, uma consulta aos demais pelotões, quanto à aceitação e o interesse em participar. Podemos somar nossas idéias e fazer coisas muito promissoras. Deus nos concedeu muitas experiências que podem ser úteis à vida. Mas precisamos nos conscientizar, no campo da seriedade e da pro atividade jamais se instala a unanimidade.
    Quanto ao que me pede sobre um retorno ao Comandante, falarei sobre os dois aspectos.
    Fique com Deus! Tenha uma boa semana!
    Que Deus nos guie sempre.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite, M. Cruz! Obrigado pelo seu comentário. Obrigado pelas palavras amenas e ternas dirigidas a minha pessoa. Eu realizo a minha aula como uma Oferenda a Deus. Mesmo assim, ainda estou em processo de aprendizado e aprimoramento. Acredito que todos vocês, sem o saber, acabem me ensinando muito. Na Escola da Vida somos todos do Jardim de Infancia. O Ser Humano é matéria prima de interminável pesquisa. M. Cruz, eu me esforço para não encarnar o coronel. Tendo vestir a túnica da humildade para me tornar um ajudador eficaz. Eu me empenho em acreditar em Deus e na capacidade de despertamento que o tempo propicia aos incautos. Sem dúvida que a tolerãncia para ser benigna tem de estabelecer limites. Ainda não chegamos a essa fronteira. Peço que você mantenha a sua cidadela bem cuidada e siga em frente. Os que só reconhecem o chicote e a dor como mestres não são homens livres, são filhos da cultura transgênica da sociedade atual, toda calcada em estrutura enganosa. Por certo venceremos. A verdadeira vitória é sobre nós mesmos. Nossa aula não é um pacote fechado. Estamos em processo continuado para sempre avançar. Todas as sugestões merecem respeito e atenção.
    Fique com deus. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, Sd Flor! Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz com o seu depoimento da melhora física do grupo. Outro não é o meu objetivo. Sua observação sobre o uso da barra-fixa é muito coerente. Vamos procurar, sem demora, corrigir. No entanto, os nossos meios físicos e a nossa disponibilidade de tempo são insuficientes, em função do grande efetivo de nossa cia e do efetivo geral do CFAP. O caminho do meio eficiente está naquela orientação que eu dei, logo no início da minha intervenção. se cada um construir o seu tira-a-prosa -a latinha com creto e a cordinha para enrolar e desenrolar - e efetivamente praticar, a insuficiência na barra será corrigida. Acredite! Teste!
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  53. Meu caro Aluno ou meus Caros Alunos da 5Cia B, boa noite! Acolho o seu comentário como expressão da sinceridade. Da forma que você expõe é como se soubesse a data da formatura próxima. Quero lembrar que a última formatura ocorreu numa Quinta-Feira. Por certo você tem aproveitado os inúmeros dias sem aula dos últimos tempos e realizado algum treinamento. Por certo o seu nível físico está muito bom. Sou capaz de compreender as suas dificuldades de tempo, bem como dos demais. No entanto é preciso priorizar a sua formação. Fico pensando se não estamos correndo em raias diferentes. Enquanto eu quero criar ensejos para que haja menor prejuízo para a minha Cia, quanto ás interrupções das aulas. Você está mais preocupado noutra direção. Gostaria de lhe lembrar que a profissão policial militar é quase um sacerdócio. Muitos Natais passarão em sua vida que você terá como ceia um café requentado na copa singela de um destacamento, quem sabe UPP. Outras tantas Passagens de Ano acontecerão que você terá como companhia o siciar de grilos numa noite escura, em lugar ermo, em código 932. Reflita se essa é a profissão que serve para você. No entanto a maioria dos seus companheiros vibraram com a idéia. De qualquer modo, tudo agora está na esfera de comando, onde eu não mais habito.
    Perdoe-me o modo rude, no entanto ele é amoroso. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  54. Meu caro Aluno Anônimo, boa noite! Obrigado pelo comentário sincero e pela expressão de seu anseio. Vou lhe dar algumas das razões que tornam qualquer iniciativa de correr na rua incoerente:
    1 - O volume de carros nas ruas é muito grande em qualque horário do dia, principalmente no horário dispensado às aulas.
    2 - As calçadas estão ocupadas também pelos carros e pelos pedestres, bem como são pisos irregulares que ensejam os mais variados acidentes.
    3 - O nível de condicionamento da tropoa é por demais heterogêneo, ensejando um esticar do corpo do efetivo, com riscos de gerar extravios.
    4 - Simplesmente os indivíduos que compôem a Cia ainda não conseguem correr na formação estabelecida pelo Instrutor.
    5 - Quando uma Tropa sai à rua, um aparato de segurança tem que ser montado, o que demandaria uma logística também.
    6 - O nível de exposição da Tropa não compensaria o pseudo benefício.
    7 - O CFAP tem caminhos que a Cia ainda nem conhece, e se ainda não conhece é porque ainda não se capacitou para realizá-los bem. Estes caminhos não oferecem qualquer riscos.

    Outros motivos existem. Parei em 7 motivos para ficar bem com a Cabala.
    Fique com Deus, meu Filho.

    ResponderExcluir
  55. Meu caro anônimo que sugere que eu corra à retaguasda da Tropa incentivando os Alunos que têm dificuldades, boa noite! Primeiro quero lhe parabenizar pelo seu progresso e superação comunicados. Quanto ao que você me sugere não é possível lhe atender tal qual a sua sugestão. No entanto vou estudar uma maneira de alcançarmos o caminho do meio de modo que possamos testar a sua inspiração. Tornaremos a fala sobre o assunto.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite corenel. Realmente o Senhor me mostrou um ponto de vista que eu já havia notado no Senhor, que é o de nao se mostrar como o Corenel, mas como o nosso ajudador e insentivador. Fico feliz em ter homens como o Senhor que estão dispostos a passar conhecimento e treinamento para nós que nada sabemos de real dessa nova profissão que estamos. pena que nem todos se mostrem meduros e interessados no conhecimento e treinamento do Senhor. Grande abraço

    ResponderExcluir
  57. Coronel, gostaria também de mostrar ao senhor uma dificuldade de muitos que eu descobri essa semana que inclusive era a minha. é o rolamento, muitos não sabem ou nao conseguem mais fazer o que era meu caso. pedi um amigo lutador la do pelotao q me ajudasse, e com o treinamento dele consegui resolver minha dificuldade. sugiro ao senhor que se possivel ensine a tecnica a tropa. muito bom o treinamento dessa semana, o tiro de cem metros me deixou com a coxa toda dolorida. Boa noite Coronel.

    ResponderExcluir
  58. M. Cruz, boa noite! Obrigado mais uma vez pelo seu comentário e pelo seu nível de seriedade. Obrigado pelas referências elogiosas a minha pessoa. Precisamos, no entanto, compreender que o mundo é um grande mosaico de pessoas. Nós não mudamos as pessoas nem o mundo. A nossa essencial missão é semear. Algumas sementes despertam e germinam à menor umidade. Outras sementes precisam da água fervente para acordar. Nós não fazemos a semente. O máximo que podemos fazer é oferecer os nutrientes. O bom exemplo se comunica com Deus.
    Quanto à dificuldade de realizar o rolamento, na próxima Segunda-Feira, com a ajuda de alguns companheiros da própria Turma, vamos minimizar esta dificuldade. Quanto às dores resultantes dos tiros de velocidade, acredito que as mesmas sejam inevitáveis, mas são também tratáveis. Massageie a musculatura suave e profundamente. Faça o deslizamento e a amassadura. Aplique gelo também, por mais de 20 minutos. Os tiros de velocidade de 100 m são essencialmente neuro-musculares. Brevemente faremos uma sessão de estudo e prática de massagem e relaxamento. Um dos complicadores para a transmissão de novos conhecimentos é o grande número de pessoas, no mesmo momento, bem como o alheamento de alguns indivíduos. Mas vamos em frente.
    Tenha um maravilhoso fim de semana! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  59. boa noite coronel. gostaria de começar elogiando pela atividade da semana, muito bom o circuito, espero que tenha mais destes. gostaria tambem de falar sobre outra coisa. sei que tudo que o senhor faz é com a melhor das intenções, mas, nem sempre tudo é compreendido ou absorvido por todos de forma igual até porque sao muitas cabeças pensando de forma diferente, e é por isso que gostaria de sugerir ao senhor que talves seja melhor o senhor nao pedir mas para os alunos levantarem orações, pois na quinta teve um conflito quando o aluno leu aquele pai nosso um tanto q modificado, tenho minha religião sou evangelico, ouvi com atenção o que ele leu. nao me ofendi, respeitei, mas, como disse ao senhor nem todos pensam da mesma forma. penso que com o passar do tempo possa piorar essa situação de aceitação por parte de alguns alunos. sei que o senhor deve ter uma opinião sobre isso. vou aguardar. abraços

    ResponderExcluir
  60. CORONEL, PRIMEIRAMENTO GOSTARIA DE AGRADECER A OPORTUNIDADE DE EXPOR MINHA OPINIÃO DIRETAMENTE AO SENHOR. SEGUNDO QUERO EXTERNAR MINHAS CONSIDERAÇÕES COM RELAÇÃO ATIVIDADE FISICA QUE ESTAMOS REALIZANDO JUNTAMENTE COM O SENHOR, QUERO LHE DIZER QUE MUITOS DE NÓS SENTIMOS UMA GRANDE DIFICULDADE COM RELAÇÃO AO TREINAMENTO DO TIRO DE 100 METROS, INCLUSIVE MUITOS ESTÃO LESIONADOS DEVIDO AO ESFORÇO EXCESSIVO, POIS MUITOS DE NOS NUNCA HAVIAMOS REALIZADO TAL EXERCÍCIO. EM SEGUNDO, QUERO QUE O SENHOR SAIBA QUE MUITAS DAS FEMS ESTÃO INSATISFEITAS AO TER QUE SENTAR EM POÇAS DE AGUA, ESPECIALMENTE NO PERÍODO DE MENSTRUAÇÃO, ESPERO QUE O SENHOR ENTENDA QUE NÃO SE TRATA DE NOJO OU FRESCURA E SIM DEVIDO A DOENÇAS GINECOLOGICAS QUE PODE OCASIONAR O CONTATO COM A AGUA EXTREMAMENTE SUJA. QUANTO AOS EXERCÍCIOS E AO CICRUITO SÃO ÓTIMOS PARA O NOSSO CONDICIONAMENTO FISICO E MENTAL, EM PARTICULAR O MEU DESEMPENHO MELHOROU MUITO DESDE QUE COMECEI A REALIZÁ-LOS. MUITOS OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, caro Aluno M. Cruz! Obrigado pelo comentário e pelo carinho demonstrado a minha pessoa. Quanto ao que me sugere, acredito que não seja a melhor maneira de ascendermos. Na realidade todos nós precisamos da proteção divina no nosso dia a dia. No trabalho de preparação física acidentes acontecem e é sempre muito triste, uma vez que dependendo da gravidade, pode tirar o aluno do Curso. A Oração é, na nossa cultura, o veículo mais usual de tentarmos nos comunicar com Deus. Se você já refletiu, terá observado que toda oração é ecumênica quando é direcionada ao nosso Criador. Outra verdade que poucos refletem é que Deus não é religioso. Deus não criou qualquer religião. Deus criou a vida, a Natureza maravilhosa, o sol, a lua, o fogo, a água, etc... Na realidade, Deus espera que os seus filhos saibam, pelo menos, viver em harmonia. A tolerância dentre outros atributos da convivência aproxima o homem de Deus. No momento da oração, embora exista uma pessoa representando toda a Cia, cada um pode realizar, em pensamento, a sua oração, consoante a sua opção de fé. Imagine se na missão policial, ao se atender a uma ocorrência, seja num templo budista ou numa igreja de qualquer procedência, o guerreiro se recusar a prosseguir por se tratar de um lugar de prática religiosa diferente da sua. Ou se o policial começar a dar tratamento diferenciado às pessoas, consoante a doutrina que pratiquem. Um dia um evangélico terá que ir, por força da profissão a um Centro de Umbanda e vice-versa. Será que o Sambódromo, espaço que os evangélicos costumam se referir como local de satanás, não foi construído por muitos evangélicos também? Bem como escolas, hospitais, teatros, pontes, templos etc... etc... M. Cruz, espero que você evolua em sua fé, sempre. Que não se deixe contaminar pelos maus exemplos. Aqueles que defendem a religião como defendem os amantes do futebol as suas agremiações e que usando os subterfúgios exteriores, na realidade põem para fora o ímpio, a ira, a agressividade, os sentimentos passionais; na realidade, mesmo falando em Deus, não estão com Deus. Os grandes ditadores da História tinham suas religiões. Os Cangaceiros de Lampião eram super devotos. Alguns comandantes de Campos de Concentração Nazista eram religiosos. Recentemente numa determinada favela do Rio, o bandido da área não deixava se estabelecer qualquer religião diferente da sua.
    Enquanto na Instrução de Educação Física, se o convencimento suficiente não for e situações correlatas se repetirem, os meios disciplinares também são alternativas possíveis.
    Fique com Deus! Tenha uma ótima semana.
    Deus seja sempre louvado!!!

    ResponderExcluir
  62. Caro Aluno N. Henriques, boa noite! Perdoe-me não ter lhe respondido ainda. Obrigado pelo comentário. Responderei tão logo possa.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  63. Caro Aluno Henriques, boa noite! Perdoe-me a demora em responder diretamente o seu comentário. Muito obrigado pela formulação do mesmo. Podermos falar diretamente e com sinceridade, é o objetivo do nosso blog. Neste fórum de discussão não há superioridade de qualquer lado. É muito bom poder ouvi-los. Este é um dos bens da Internet. Observe que embora tenha assinalado um dos bens da Internet, todos nós conhecemos alguns males da mesma. Podemos então concluir que o Bem e o Mal andam próximos, talvez juntos, quem sabe, um seja o verso lado do outro. Na Medicina Oriental existe o yn e o yang. Estes entes energéticos ocorrem simultaneamente.
    Henriques, é natural que a maioria dos Alunos tenham dificuldades físicas, uns mais outros menos. Não é por outro motivo que o Programa de Condicionamento caminhe paulatinamente, obedecendo o binômio esforço e recuperação. Sobre o treinamento de 100 metros, embora reconheça a sua especificidade neuro-muscular e a possibilidade lesões, não há como não iniciá-lo, uma vez que muito em breve todos serão exposto à primeira avaliação (VC). Muitos dos lesionados são aqueles que não alongam corretamente, que não aquecem convenientemente. Estes quem sabem possam ter o despertar. No entanto, nem todos possam assim serem enquadrados. Até atletas de alta performance se lesionam. Heriques, todos que me procuram eu me esforço em orientar, consoante a experiência adquirida, sem descartar a consulta médica. Quanto ao que diz sobre o receio das moças em sentar em poças de água, acredito que haja um certo exagero. Não há um direcionamento para que isso aconteça. Se você fizer uma retrospectiva de nossas aulas verá que na maioria das vezes, quando a quadra está molhada, temos feito o abdominal isométrico, através do apoio de frente sobre o solo. No entanto, há efetivamente uma certa dose de acomodação. Mulher que é mulher menstrua. Se lembrarmos de nossas mães no exercício de cuidar de nós, quando crianças, em algum momento estavam em processo de menstruação. O que ocorre é que muitas das nossas Fens esquecem que precisam ser mais profissionais. Menstruação não é doença, pela visão médica. Aquelas que padeçam por esse viés, devem procurar tratamento médico. Você já deve ter percebido o movimento principalmente das Fens em busca de banheiros, quando a Tropa chega à Quadra e quando se prepara para a corrida. Parece que as mulheres recrutas não têm controle de esfíncter. A cultura social tem criado homens e mulheres frágeis. Tem colocado a Natureza como algo nocivo a ser combatido. Acredito que os antídotos mais eficazes contra as invasões biológicas sejam a alegria, a felicidade e a gratidão.
    Henriques, na realidade eu gostaria que a Fens intercedessem por si mesmas.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  64. boa tarde coronel, desculpe-me se de repente me expressei mal ao senhor. até cheguei a pensar que o senhor tivesse ficado um pouco chateado comigo. mas, como havia dito ao senhor, tenho minha religião, porém nao sou religioso e não ofereço a níguém religião nenhuma. creio somente, plenamente na biblia e é nela que me baseio. só levantei a questão com o senhor, por achar que alguns alunos poderiam se estranhar lá na instrução. coronél tenha um otimo fim de semana. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, M. Cruz! Fique tranquilo quanto a minha percepção. Na realidade nossas opiniões são muito assemelhadas. Mesmo que houvesse uma diferença abismática entre a nossa maneira de perceber, não haveria nenhum problema em tê-la externado. No nossa blog todas as opiniões merecem respeito e atenção. A discussão honesta é o nosso maior bem. M. Cruz, num passado remoto eu defendi minhas opiniões com muita paixão. Hoje eu até rio de mim mesmo. Eu estava, sem o saber, exercitando apenas o meu próprio ego. Um certo professor meu, de idos tempos, gostava de usar a expressão seguinte:"Quando eu era um jovem miupe." Todo ano que passa, ao fazer a retrospectiva de alguns fatos que me marcaram, eu constato sempre a quantidade expressiva de miupia que ainda há em meus olhos.
    Tenha um feliz fim de semana. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  66. boa noite,
    Nao sei se seria legal mais quando a tropa está agrupando para ser apresentada muita gente sai para ir ao banheiro e beber agua mais quando voltam acho que deveriam logo agrupar no final da tropa pois oda hora que entra um as colunas e fileiras andam e nunca fica certo.
    No final do alongamento cada um voltava para o seu pelotão para a corrida.
    Acho que assim seria mais rápido para o inicio da atividade.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite coronel! O técnico ainda não entregou meu computador.Fico na dependência de entrar na máquina de algum amigo.por isso só hoje pude responder seu comentário.Fico feliz de o senhor achar meu raciocínio equilibrado.Tenho necessidade de buscar harmonia,deve ser por isso que me identifiquei muito com o relaxamento que as vezes o senhor nos induz.observei a técnica para não espirrar;há alguns anos me interesso pelos meridianos e pontos da acupuntura e compreendo que ocorpo tem diversas funções energéticas.muito bom o senhor entrar em determinados assuntos sobre a saúde.também observo que o senhor faz alguns comentários sobre alimentação e respiração.para algumas correntes culturais,principalmente a indiana e a chinesa,esse sistema de exercícios físicos,alimentação correta,integração as leis da natureza,saúde mental através de meditações,diversos tipos de técnicas respiratórias absorvendo energia cósmica e distribuindo por todo organismo.tudo isso pode levar o homem além da saúde física.Tive a oportunidade de conhecer um praticante da arte do kung fu e chi cun.através de práticas respiratórias conseguia um condicionamento "físico"capaz de exercer transformações em diversos tipos de matéria rígida.vi pessoas rejuvenescerem através de exercícios associados a respiração que monges nos ensinaram.Espero que todos aproveitem os momentos que o senhor ensina técnicas refinadas!quanto ao banco de dados,com certeza vou pesquisar durante a semana.mas pode ter certeza que ele já começou durante o clamor ao altíssimo antes do começo das aulas.já é possível ver a transformação da cia...todos que conheço gostaram muito das orações.
    Coronel,as vezes parece que o senhor se entristece com o aproveitamento de determinados alunos.nunca uma boa intenção é em vão.o mestre JESUS passou aproximadamente 3 anos ao lado de seus discípulos.eles muitas vezes não entendiam nada que o sábio mestre lhes ensinava.CRISTO em vez de chamar pessoas inteligentes e diplomadas para sua "empresa",que tinha o objetivo de libertar toda humanidade das trevas da ignorância;escolheu pessoas muito rudes e até a sua morte,a impressão que dava era que os discípulos não tinham desenvolvido quase nada.Muito paciente,as vezes bem firme,o mestre usava o mais nobre dos sentimentos , pois sabia que esse é transformador.com isso a semente plantada,mesmo só depois de muito tempo ,brotou e cresceu!as atividades e livros escritos pelos discípulos revelaram isso.viraram sábios que atingiram o alge da felicidade e bilhões de pessoas desfrutam da paz graças aos ensinamentos repassados pelos discípulos.
    Coronel boa noite.fica com DEUS

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, Adriano! Estou sem tempo agora para tecer alguns comentários. Oportunamente o farei. Obrigado por suas intervenções. Fique com Deus. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  69. W. Barbosa 5ª CIA "B"24 de dezembro de 2011 às 12:36

    Olá Coronel,Bom Dia!

    Primeiramente venho aqui agradecer o empenho que o senhor tem tido com a nossa Cia, a 5ª CIA "B" o bom trabalho que tem realizado, pois muitos alunos tem melhorado a sua performace no que se refere a E.Física. Sou grato à DEUS por está na Profissão a qual Ele me escolheu, ser um Policial Militar, e tenho um orgulho enorme de Militar ao lado de Policiais como o senhor Coronel Souza e Silva.

    Gostaria de saber, se o que vai ser cobrado na prova, são esses exercícios que o senhor tem passado para tropa, como: Corrida e flexão. Ou vai ter outros como Barra.
    Pois gostaria de saber se o senhor pode nos preparar para fazermos o "Super-TAF" prova que muitos como eu, gostariamos de estar ápitos para passar.

    ResponderExcluir
  70. Deixo aqui meus agradecimentos a Deus por me proporcionar um excelente preparador Físico que se preocupa com a integridade física de todos das CIAs e com a Vida la fora de cada um. Seus conselhos são de suma importância para a Vida profissional de cada um aqui. Nosso instrutor é um Exemplo para ser seguido

    gostaria de dar uma sugestão, muitas das vezes a Educação física termina 8:40 ou 8:45, sem contar com os contratempos, pois muitos aqui não levam a Educação física a serio e brincam a todo momento e com isso não temos tempo habil para tomarmos banho e nos arrumarmos para a proxima instrução as 9 horas da manhã. Muitos aqui são residentes e anseiam passar o fim de semana com suas familias em suas casas, e as vezes esse tipo de atraso pode nos acarretar em DRD acompanhado de LS.
    quero sugerir que a Educação fisica comece um pouco mais cedo para que pudessemos ser liberados pelo menos as 8:30.

    grato
    Juliano Lacerda - 5ª CIA BRAVO - 5º Pel

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, Adriano! Obrigado por me acolher na sua comunicação. A busca da verdade e do aprimoramento é um caminho longo, infinito. Fico entusiasmado que um jovem da sua idade já tenha despertado para esses temas, numa época da civilização moderna ultra materialista, egoísta, sensual e separatista. Adriano, buscar a harmonia deve ser o desejo de todos que pretendem a Felicidade. Quanto ao nosso exercício de relaxamento, é bom ouvir que você aproveita. É bem difícil realizá-lo para muitas pessoas, de uma só vez, em recinto aberto.É quase um milagre que você e outros aproveitem.Embora o faça objetivando os efeitos benéficos para Tropa, o contactar e transmitir novos conhecimentos já me gratificaria. Adriano,na altura da vida etária em que me encontro, as vezes reflito se deveria ter ampliado e diversificado o conhecimento ou se deveria ter pontualizado mais. Confesso que não tenho a resposta. As vezes eu até tento fazer uma retrospectiva e aprofundar mais o que me foi ensinado e tenho que abandonar o empreendimento por falta de tempo. Estou assim falando, não para lhe direcionar, mas para que você possa refletir. Você ainda tem muita vida para ser vivida.Obrigado, Adriano, pelo incentivo que me contempla.
    Fique com Deus, tenha um bom Natal com todos os Seus. O Mestre nos observa.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde, W. Barbosa!Fico feliz com o seu comentário. Saber que estão melhorando e compreendendo o propósito de nossas aula, muito me anima. O TAF a que vocês serão submetidos é composto de quatro provas: homens - barra, abdominal, corrida de 12min e corrida de 100m. Mulheres - flexão/extensão de braço em apoio de frente sobre o solo, abdominal remador, corrida de 12min, corrida de 100m. Os índices exigidos são variáveis consoante as faixas etárias e o gênero (masc/fem). Quanto ao Super TAF, nenhum problema em lhes orientar. No entanto, W. Barbosa, quando em tempos idos construímos o Regulamento do Super TAF, estávamos visando um grupo ultra seleto de policiais formados que já haviam alcançado índices elevados de perfórmance. Gostaria de entender melhor os horizontes desta pretensão. É que temo que esse empreendimento possa lhes levar à contusões, o que poderia comprometer o sucesso na Formação.
    Fique com Deus, tenha um Bom Natal junto aos Seus. Honra Sempre!!!

    ResponderExcluir
  73. Coronel, tenha um ótimo natal, ao senhor e toda sua familia! são os votos do seu aluno!!
    grande abraço!!

    ResponderExcluir
  74. Meu Prezado Aluno Juliano Lacerda, Feliz Natal! Obrigado pelo seu comentário.De imediato quero pedir perdão pelos contratempos que minha Instrução possa estar causando na continuidade da jornada diária de todos. Embora o QTS seja linear e só preveja 10min de intervalo entre as diversas aulas, bem sei que todos precisam de banho e de troca de uniforme. Vou me esforçar para sempre terminar as aulas as 08:30h, o que é mais exequível do que começar mais cedo, consoante a sua sugestão, pois demandaria a compreensão de outros personagens. Acredito que dentro do tempo concedido, se todos colaborarem, visando alcançar o objetivado, deixaremos de perder tanto tempo na execução de simples movimentos, como você presencia.
    Fique com Deus. Tenha uma maravilhosa semana.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, M. Cruz, Feliz Natal! Obrigado pelos votos a mim direcionados e a minha Família. Eu hoje tive um dia de Natal nada diferente mas muito gratificante. Não sei se você conhece Campo Grande. Em Campo Grande tem um bairro chamado Rio da Prata, onde temos parentes. O bairro está ao pé da da serra que pertence ao Maciço da Pedra Branca.Eu tenho alguns amigos por lá.Aproveitei que a reunião de família foi no referido bairro e resolvi desbravar um caminho que disseram levar à Vargem Grande(Barra da Tijuca). Subi muito e desci muito, várias vezes. Sair em Vargem Grande eu não saí, certamente porque fiz opções erradas nas bifurcações por onde passei. Mas foi muito bom. Não passei fome nem sede. Tinha muita água de nascente e muita manga madura. Gastei no todo umas quatro horas. Nem preocupação eu dei. Já estão todos acostumados comigo.
    Fique com Deus. Tenha uma maravilhosa semana.

    ResponderExcluir
  76. Desculpe pela demora coronel. sou residente, fico a semana toda sem computador. achei excelente a aventura de natal do senhor. tambem adoro aventuras com a natureza. moro em magé, aqui tambem tem muita natureza, morros com vegetação. costumo pegar meu cão, um boxer de tres anos e correr com ele ele nos morros daqui, ele adora e sempre corre mais do que eu. coronel, espero que não abandone a nossa companhia, sei que o senhor acredita na biblia, lembra que deus não ia desctruir sodoma se existisse ao menos um justo na cidade, pois é, tenho certeza que há muito mais do que um interessado na instrução e no conhecimento do senhor. que nesse novo ano que se aproxima, que o senhor possa realizar os desejos e projetos do senhor.... abraços!!!!

    ResponderExcluir
  77. Prezado M. Cruz, boa tarde! Espero que tenha feito boa viagem de retorno ao lar e tenha encontrado todos bem. Obrigado pelo seu comentário. Sem dúvida que eu entendo as dificuldades da residência no CFAP. Parabens pelo seu grau de determinação e superação. Você mora numa região muito bonita e de exuberante Natureza. Meus tempos de Batalhão Florestal fizeram-me conhecer recantos inusitados. O fato bíblico que menciona tem me levado a pensar... Peço que me perdoe a impossibilidade prática de separar qualidades individuais, quando me dirijo,a contragosto, de forma mais áspera à Companhia.Não posso usar a última aula como parâmetro de avaliação. Ela tinha que ser mais descontraída mesmo, mas acredito que a Cia tenha dado sinais melhorados de comportamento.
    M. Cruz, no protocolo evolutivo de nossas aulas, é imperioso contar com o aprimoramento também evolutivo dos indivíduos e a vontade objetivada, para acontecer.
    Quero contar também em 2012 com sua compreensão e apoio. Tenha um FELIZ ANO NOVO com todos os Seus. Obrigado por tudo. Deus seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  78. Boa Tarde Senhor, em primeiro lugar queria lhe desejar um feliz ano novo.
    Serei bem direto. Queria dizer o quão triste e DESANIMADO eu fiquei no dia em que o senhor disse que nos abandonaria.
    Queria dizer tbm que do mesmo jeito que existem os maus, ou seja, os que atrapalham e não gostam da instrução, tbm existem os bons e que gostam da instrução, como eu e muitos outros guerreiros.
    Peço encarecidamente que o senhor tenha só um pouco mais de paciência (é, eu sei...mais do que o senhor já tem) com os maus para que os bons não fiquem prejudicados...
    Eu agradeço a Deus por estar tendo instrução com o senhor, pois tenho a plena certeza de que estarei sendo bem preparado.
    Aqui as saudações de um aluno e admirador, um forte abraço.
    5ª CIA "B"

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde, meu prezado Aluno, Feliz Ano Novo! Obrigado pelo comentário e pela mensagem nele contida. Sem dúvida que representa mais um item na pauta da minha avaliação de mim mesmo. Gostaria que você lesse o conteúdo publicado no dia 28/12 sob o Texto "Para Ler e Guardar", em resposta ao comentário de um Aluno que assinou como Anônimo. Complementando; a situação da Cia lembra um fato histórico que aconteceu em São Paulo há alguns anos. Você deveria ser bem menino nesta época. Na região de Cubatão, em São Paulo, estão instaladas refinarias de petróleo. Uma Favela (hoje Comunidade Carente) se estabeleceu sobre os dutos de escoamento do produto. Certa ocasião, provocado ou espontâneo, um dos dutos começou a vazar e muitos moradores armazenaram gasolina em suas residências, precários barracos de madeira. Um Tenente da Força Pública de São Paulo, passou a noite avisando de barraco em barraco dos perigos que a população estava correndo. Que o mais prudente era que retirassem os pertences mais necessários e abandonassem o local. Poucos atenderam ao apelo. Antes de terminar a noite o incêndio aconteceu, varrendo a maioria dos barracos e dizimando muitas vidas. Na reportagem o Tenente chorava igual a criança e dizia:"Eu chamei um por um...! Mais ou menos assim eu vejo um número significativo de indivíduos da Cia. Menos radical que o incêndio, ainda é tempo de despertar. Como diria o Amigo Rabelo, se cada um buscar a ALEGRIA INTERIOR e voltar a origem, as razões que os motivaram.
    Um forte abraço, prezado Aluno. Deus seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde coronel! Quero agradecê-lo pela oportunidade que o senhor tem nos dado para nos condicionarmos cada vez mais, e não digo isso por causa do TAF e sim pelo preparo físico que precisamos ter em nossa profissão. O senhor pode ter certeza que reconhecemos isso, e é uma honra tê-lo como instrutor. Alem do reconhecimento e agradecimento que mencionei acima, falo em nome da 5º cia B a indignação que sentimos em alguns guerreiros e fens que acochambram na Ed.Física. Tem uma Fem do (retirei o nome e a relação espacial da referida Fem) ela é freqüentemente citada na CIA nos assuntos que diz respeito a sua área. Ela não faz os exercícios solicitados, e pior que ainda passa despercebida. Até o movimento mais básico não tem sua execução correta, e isso quando ela faz pois na maioria das vezes ela nem tenta fazer. Diversas vezes a tal "menina" nem se quer fez a ED. física, essa semana ela chegou mais uma vez com um atestado particular que solicitava repouso de 3 dias pois sua menstruação acabara de chegar. A pior parte nem se resume na falta de comprometimento da mesma de não fazer os exercícios e sim escutar ela dizendo para todos que não ira se esforçar já que o TAF não reprova. Tem gente mais preocupado em se formar do que se condicionar para ser um profissional de segurança.
    Por Anônimo em O Ser Policial às 18:27

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Postei o comentário acima tendo o cuidado de retirar os indicadores do objeto da crítica, para que não se crie uma energia ruim envolvendo a todos. A crítica é pertinente, principalmente que repudia procedimento incorreto e tolo de elemento da Cia. Há um engano e, preciso desfazê-lo, o quanto antes, que a Educação Física não reprova. A evolução do Curso mostrará a verdade. Embora todo esforço pedagógico esteja voltado para levar o Aluno a obter a aprovação. No entanto, mesmo que a Disciplina não reprovasse, o vetor maior de reprovação é a própria Existência. São aqueles os mesmos que engrossam as filas dos hospitais com motivos reais ou falaciosos, que gastam energia em direções contraditórias e que acabam somatizando em suas vidas os papéis mentirosos que teatralizam. São os mesmos que em busca deste contentamento comprarão com o corpo e a alma os seus intentos escusos como moedas cada vez mais desvalorizadas. Mais além de tolos precisam também de notoriedade mesmo que sejam necrófilas e alardearão no círculo dos tolos as bravatas.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite Coronel,
    Sou aluna da 5ª cia "B" e estou aqui para postar uma opinião.
    Estamos cada vez mais próximos do TAF, eu como muitos outros alunos (tanto homens quanto fens) estamos com dificuldades em realizar o abdominal, a flexão e o tiro de 100 metros. Com relação a corrida o senhor tem nos proporcionado bom treinamento e bom condicionamento para realizarmos o TAF. Mais com relação aos outros exercícios que também serão avaliados estamos com problemas.
    O senhor poderia nos treinar mais para tais exercícios, separando as fens e os homens para treinarem especificamente suas dificuldades para o TAF. Tenho certeza que com auxílio dos xerifes e do xerife geral conseguiriamos melhores resultados.

    Obrigado pelas aulas e por não ter desistido de nós.

    ResponderExcluir
  84. Pessoal, por favor, vamos atentar para os erros de ortografia. Ferramentas como WORD(Microsoft), WRITE(BrOffice) e o próprio GOOGLE, podem auxilia-los antes de postarem comentários aqui no blog do Coronel. Basta redigir seu texto em qualquer um desses que será, automaticamente, avisado onde está o erro. Como esse blog é do Google, assim que digitarem suas mensagens na caixa de comentários os erros serão sublinhados na cor vermelha. Fácil, né? Quem não se envolve não se desenvolve!

    ResponderExcluir
  85. Prezada Aluna, boa noite! É com alegria que acolho o seu comentário. É sempre bom receber comentários quando eles têm como base a sinceridade. Gostaria, no entanto, de analisar mais detalhadamente possível cada situação. O nosso Programa de Condicionamento está dosado dentro do tempo concedido ao Curso, de modo que todos os indivíduos, mesmo os oriundos do sedentarismo, possam gradualmente assimilar as cargas de trabalho e se ajustar, no mínimo a um grau de perfórmance mediano que o leve a aprovação. Então ao longo das semanas aplica-se trabalhos cárdio-pulmonares e neuro-musculares, de modo que os grupos musculares em geral ganhem resistência, força e flexibilidade, a fim de que consigam realizar os quatro exercícios do TAF, com sucesso. A corrida aeróbica (longa), o abdominal remador, o apoio de frente sobre o solo (flexão de braço) são exercícios que fazemos diuturnamente. A flexão na barra fixa, em função do grande efetivo e o número reduzido de aparelhos, fica numa situação difícil de prática diuturna, mas, logo no início das nossas aulas eu orientei para que cada um construísse o seu "tira-prosa" (a latinha com o cordão para enrolar e desenrolar)e ensinei como praticar para substituir a barra. Mesmo assim temos praticado. No tocante ao tiro de velocidade de 100m, este é mais complexo, em razão de ser uma distância neuro-muscular e muito suscetível de contusão. Mesmo assim temos treinado algumas vezes. Querida Aluna, o que mais agrava as nossas dificuldades, não são as nossas insuficiências de material e sim as resistências individuais e coletivas que implicam sempre em desperdícios lamentáveis do esforço do Instrutor. Certamente se estivéssemos caminhando passo a passo, desde o início, não estaríamos com as dificuldades atuais. Acredite-me, eu lido com dificuldades de várias ordens, mesmo assim, vamos procurar superar. Não posso atendê-la plenamente quanto ao fracionamento do efetivo, porque existe o aspecto legal da responsabilidade (jurídico). Venho refletindo sobre uma solução, ela surgirá, com certeza. Mas dificilmente a alcançaremos sem a voluntariedade e a disciplina da Cia. Conto com Você. Fique com Deus. Tenha uma feliz semana.

    ResponderExcluir
  86. Me reporto ao comentário feito, anonimamente,por um aluno(a), criticando a redação dos demais no que tange a erros de ortografia nos comentários enviados, e recomendando fazer uso dos meios digitais de correção, disponíveis. Quero dizer a este aluno que sua observação e orientação não estão incorretas. No entanto o objetivo do blog não é de se tornar um veículo ortográfico purista. O objetivo do blog é a comunicação sincera com vistas ao aprimoramento e a solução de problemas. Eu mesmo muitas vezes sou traído pela Ortografia. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia Coronel, venho escrever neste blog pela primeira vez, e já agradeço pela oportunidade que temos de expor opiniões ao senhor.
    Sou aluno do 3 Pelotão, fizemos o TAF nesta terça feira, muitos amigos nem conseguiram fazer uma barra, correr o necessário e o tiro de 100m, li acima um comentário de uma aluna e acho bem valido, tenho 28 anos e tenho visto que garotos com 20 anos do meu pel não fazem nem uma barra, não correm por que não estão nem ai pra nada, eu tenho filho, esposa estou na policia por prazer me orgulho se fazer parte da corporação e falo aqui para o senhor que esses que não estão nem ai pra nada estão começando a atrapalhar, entrei sem conseguir nem esticar a perna por que sentia dor não fazia 3 flexoes e hoje com 4 meses de curso faço no mínimo 50. então não e o treinamento que esta ruim e sim aqueles que não se esforçam para melhorar. Deixo aqui uma sugestão de sim o senhor passar a separar por pelotão assim fica mais fácil observar quem não quer nada, e nos que estamos aqui com vontade de ser o melhor possível, teremos chances de avançar no treinamento, por que já estou começando a ficar sem motivação por que toda aula tenho que ficar ouvindo o senhor reclamar daqueles que não querem nada. Não estou falando que sou melhor que outros amigos, mas sim falando que eu preciso me aprimorar mais, por que pelo que acho aqui e o lugar que vou me aperfeiçoar, ser o melhor por que não quero chegar amanha e deixar meu filho órfão por não ter tido um treinamento adequado devido ao mal desempenho de alguns que estão estragando nossa CIA. Desde já peco desculpas pelos erros e agradeço pela oportunidade...

    3 PEL 5 CIA B’

    ResponderExcluir
  88. Prezado Aluno, boa tarde! Obrigado pelo seu comentário. Ele é muito valioso para mim e reduz, em muito, o desconforto antecipado, uma vez que o desfecho que você acaba de relatar já era presumido, e pelas causas que lucidamente você acabou de apontar. Na realidade não existe o plural. Salvo rara e desconhecida exceção, que pudesse justificar o quadro estável, porém inócuo, de muitos, como uma enfermidade ou contusão, o que se vê é uma declarada e deprimente falta de vontade, calcada em raciocínio ilógico e sem sobrevivência. A dissecação desse estado de espírito já foi realizada inúmeras vezes, em preleções orientadoras, conselhos, admoestações e, inclusive, nas nossas orações matinais, como você é testemunha e com justa razão declarou o seu cansaço. Peço perdão a você e aos demais que são obrigados a habitar em espaço comum com pessoas tão alienadas. Os suicidas são assim, os viciados em substâncias ilegais também, etc... Eles percebem o desastre, mas caminham com as próprias pernas para o precipício arrogantemente. O resultado é o que você constatou e comentou. Como já disse em ocasiões várias, não quero assumir o lado disciplinador-punitivo da formação de vocês. Insisto em lavrar em outros campos: o da motivação, o do companheirismo, o da ajuda franca e sincera. Por isso, sem auto apreciação, de vez em quando estou levando alguns segredinhos caseiros para aliviar algumas dificuldades de um ou de outro, dado os meus conhecimentos em outras áreas do saber. Peço a você e aos demais que comungam com você, que resistam mais um pouco, se realimentem de motivação, congreguem-se, porque eu, na realidade, tenho como alimento as poucas e raras demonstrações de apoio a minha causa que é a formação de um profissional melhor. Não é outro o motivo que nos mobiliza, a mim, ao Meu Mano Rabelo, a usar as ferramentas da Educação Física, da luta política, através da PEC 300 e da Criação do Partido da Segurança Pública e Cidadania (PSPC), para que possamos ter voz e ser uma Polícia Melhor. Gostaria de ter a sua autorização para extrair cópia do seu comentário e conversar com o Comandante. Gostaria que se expressasse através do blog e também pessoalmente. Fique com Deus. Tenha uma boa noite. Deus seja sempre louvado

    ResponderExcluir
  89. COMPLEMENTANDO:
    Prezado Aluno, boa tarde! Recebi a sua autorização, mas preferi não publicá-la, não por vontade ou pedido seus, mas porque eu entendo que o efeito da publicidade seria nocivo para todos nós, afetando mais a harmonia do Grupo. Obrigado por sua sinceridade e despreendimeto. Gostaria de lhe pedir que fizesse apelo aos Companheiros da Cia que comungam com o seu sentimento, que escrevam algumas linhas comentando a circunstância em que a Cia se encontra, em razão do comportamento de alguns indivíduos, relatando e correlacionando também a experiência vivida por ocasião da realização do TAF. Parabens pelo empenho, definição e amadurecimento demonstrados na condução de sua vida. Tenha ótimos dias. Até segunda-Feira se o Nosso Pai permitir. Deus seja sempre louvado.
    EM TEMPO:Hoje uma Fem se contundiu na Aula de Educação Física. Por favor, procure saber quem foi, como está e passe-lhe um recado. Diga-lhe que eu gostaria de me comunicar diretamente com ela, para tentar auxiliá-la. Inicialmente ela pode estabelecer contato pelo e-mail do blog: mauroblog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. faço amanha mesmo, e posto aqui o telefone e email dela se for de seu agrado.
    Um bom fim de semana para o senhor.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite, Caro Aluno! Obrigado por sua pronta resposta. Pode ser assim como você falou. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  92. Prezado Aluno, boa noite. Obrigado pelo envio do contato da Aluna. Na Sexta-Feira mesmo nos comunicamos. Fique com Deus. Até amanhã.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite,
    Sou aluna da 5ª CIA B, queria parabenizar e agradecer Coronel pela sua atitude humana com nossa companhia hoje em relação ao horário da educação física. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha Filha! Obrigado pelo comentário, solidário e cativante. Na verdade não precisava me agradecer nem parabenizar. Eu penso que seja o mínimo que Deus espera de mim. Vivemos tempos de turbulências. Vejo com pesar a coerência e a sabedoria humanas correrem para os ralos como as vazantes pluviométricas de Verão. Confesso que está difícil compreender o comportamento humano. No entanto, como havia comunicado a você e aos demais, conversei com o Comandante e com a Chefe da Seção de Ensino junto com a Pedagoga. Acredito que alguma mudança favorável venha a acontecer. Por enquanto, minha Filha, oremos a Deus para que nos mantenhamos com o sentimento e o pensamento puros e que a Luz Divina possa iluminar a todos nós. Por favor comunique aos demais colegas esta mensagem. Fique com Deus. Um terno abraço.

      Excluir
  94. Boa noite coronel.....
    Bem se vê que tem fibra e carater....
    atitude de coragem e coerencia o Senhor teve...
    Mais apreço ainda tive pelo senhor essa semana.
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.Cruz, boa noite! É sempre bom ler as suas intervenções. Na realidade, a posição que assumi, e não podia ser outra, foi para proteger a todos: meus alunos, principalmente; mas também a Seção de Ensino e, inclusive, o Comando. Fico muito infeliz ao ver Nossa Corporação na boca do povo. É também insuportável saber que não fizemos nada para interromper o percurso do mal, enquanto Deus nos deu a permissão de detectá-lo. Um forte abraço. Que Deus possa habitar sempre em nossos corações.

      Excluir
  95. boa noite coronel, fiquei bem entusiasmado com a noticia que o senhor deu a respeito do passeio em campo grande, mesmo sendo um pouco longe daqui de onde eu moro com certeza irei....outro lugar bom que vou sugerir ao senhor, sei que nao dessa vez ou talves nem mesmo pra uma compahia inteira, é a Serra dos orgãos em teresopolis, essa ja é mais perto de mim....e se o senhor for pode me chamar que vou com o senhor...grande abraço coronel

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde, M. Cruz! Nesta semana vamos diagnosticar o interesse da Cia em relação ao passeio em Campo Grande. Quanto à Serra dos Órgãos, também é uma opção atraente. No entanto, para realizarmos eu precisaria de ter um guia. Eu não tenho conhecimento da área. Sei que é muito bonita.
    Um forte abraço. Que Deus nos conceda uma maravilhosa semana.

    ResponderExcluir